Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
Bolivia von Mind Map: Bolivia

1. bandeira

1.1. A bandeira estatal da Bolívia foi originalmente adotada em 1851. Consiste de listras horizontais de vermelho, amarelo e verde e contém o brasão de armas da Bolívia no centro. A bandeira nacional omite o brasão.As suas cores significam:

1.2. Vermelho : O sangue derramado pelos heróis para o nascimento e preservação da república.

1.3. Amarelo: O ouro, as riquezas e recursos minerais

1.4. Verde: A natureza e a esperança

2. culinaria

2.1. Famoso entre as comidas típicas do Peru, onde foi inventado, o prato se popularizou também no Chile e na Bolívia. Trata-se basicamente de um espetinho acompanhado de vinagrete e farofa, além de distintos molhos nas diferentes regiões da Bolívia.

2.2. Pique Macho

2.3. O pique é uma bela de uma entrada, que pode servir como prato principal, caso você tenha estômago forte, afinal o prato é uma mistura de ingredientes pesados: cebola, ovos cozidos, carne de vaca, ketchup, maionese e locoto ou rocoto, uma grande pimenta típica dos Andes. Macho não é gênero, é tamanho. E significa que o prato é grande. Então, se você acabou de fazer uma trilha exaustiva em La Paz, por exemplo, e tá morto de fome, corra para o restaurante e destrua um prato de Pique Macho.

2.4. Humintas

2.5. É a pamonha da Bolívia, feita com um milho esbranquiçado comum nos andes, chamado de maíz. Assim como a pamonha goiana e a pamonha paulista, a pamonha boliviana pode ser doce ou salgada. Eu ainda não experimentei, mas, pelas fotos que vi, parece ser uma das melhores comidas típicas da Bolívia.

3. costumes

3.1. O espanhol é falado principalmente nas cidades (Santa Cruz, Beni, Pando, Tarija Cinti e Chichas) e no Oriente.

3.2. Os bolivianos são profundamente católicos, porém existe liberdade de culto. O folclore é um dos mais originais da América do Sul, fruto do encontro entre diferentes culturas. A música andina deu-se a conhecer mundialmente pela difusão da quena, o pinkiilho, a tarka, o sicu e outros instrumentos de vento, sem esquecer a famosa diablada de Oruro.

3.3. As danças crioulas ou mestiças surpreendem pela incorporação de elementos da Europa renascentista e dos bailes da corte. O Carnaval de Santa Cruz é o acontecimento folclórico mais importante do país.

3.4. Ainda conserva-se a indumentária tradicional da região andina. As mulheres mestiças das cidades levam uma elaborada vestimenta de rico colorido, ressaltando o mantão de manilha e o chapéu borsalino.

4. tradições

4.1. A tradição boliviana conjuga influências na música e dança pré-inca, espanhola e amazônica.

5. pontos turisticos

5.1. La Paz

5.2. Sem dúvidas, a capital é um dos lugares que mais preserva pontos turísticos na Bolívia. A cidade fica situada a quase 4 mil metros de altitude, e isso já a torna bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.

5.3. Pelas ruas antigas da capital, você não pode deixar de visitar suas praças, igrejas e catedrais, com destaque para a Plaza Murillo e a Iglesia de San Francisco. Além delas, as tradicionais Calle Sagárnaga e Calle Jaén são duas ruas tipicamente bolivianas, onde será possível conhecer lojas de artesanato, restaurantes, bares e lanchonetes.

5.4. Perto de La Paz, ainda é possível explorar atrativos como o Caminho da Morte, que permite um roteiro incrível pelas montanhas rochosas, e também o complexo arqueológico de Tiwanaku, que levará você a uma verdadeira viagem aos tempos antigos dos indígenas locais.

5.5. Para fechar com chave de ouro, outro ponto turístico incrível da Bolívia, localizado na capital, é o famoso Mercado de las Brujas, onde você poderá comprar tudo o que há de mais típico da cultura daquele povo. Imperdível!

5.6. 2. Salar de Uyuni

5.7. Certamente, esse atrativo já vai fazer parte de seu roteiro. Afinal, seria um pecado viajar para a Bolívia sem visitar o seu famoso — e enorme — deserto de sal. Mesmo assim, não poderíamos deixar de citar e ressaltar esse paraíso em nossa lista de pontos turísticos da Bolívia.

5.8. Para se ter uma ideia da grandeza e beleza desse lugar, basta imaginar o chão espelhado, refletindo o céu, rodeado pela enorme cordilheira dos Andes. Porém, a paisagem não se resume somente a isso! Espere encontrar flamingos rosas e as simpáticas viscachas (um pequeno roedor) pelo caminho.

5.9. Fechando o roteiro pelo Salar de Uyuni, você ainda tem a possibilidade de conhecer as incríveis lagoas e vulcões que completam a região, como a Laguna Colorada, Laguna Verde, o Vulcão Licancabur e o Uturuncu. Separe um cartão de memória para sua máquina exclusivamente para esse dia. Fica a dica!

5.10. 3. Lago Titicaca

5.11. Na divisa com o Peru (que aliás, pode complementar a sua viagem multidestino), o Lago Titicaca é mais alto lago navegável do mundo e parece preservar uma magia indescritível.

5.12. Afinal, essa região sempre foi considerada sagrada pelos antigos habitantes que, inclusive, deixaram diversos vestígios pré-históricos, os quais é possível visitar também. O mais interessante desses pontos turísticos da Bolívia é que quase sempre eles estarão envoltos em lendas, histórias milenares e uma cultura única.

5.13. É o caso, por exemplo, da Isla del Sol, local onde se ficavam importantes santuários dos Incas e que pode ter sido um dos locais de origem desses povos. Visitar a ilha é roteiro obrigatório para quem está no Lago Titicaca e que embarcar nessa verdadeira viagem no tempo.

5.14. A cidade principal no entorno do Lago é a Copacabana, onde certamente você poderá passar algumas noites, visitar sua praia de águas doces e geladas e explorar pelas simpáticas ruas da vila um pouco de sua história e tradição.

5.15. Ah, claro! Estando pela região, não deixe de experimentar as tradicionais trutas feitas pelos locais. É de dar água na boca!

6. contexto historico

6.1. A Bolívia é um país que compõe a América do Sul e abrigou povos que foram dominados pelo Império Inca. ... No inicio do século XVI, chegaram os espanhóis e escravizaram esses povos. O líder inca Tupac Amaru II, no século XVIII, comandou uma revolta contra a escravidão de seu povo, que começou no Peru.

7. população

7.1. Segundo dados de 2008, a Bolívia tem 9.247.816 habitantes, distribuídos por faixa etária da seguinte forma: 0-14 anos, 33,5% (1.580.887 homens e 1.519.960 mulheres), 15-64 anos, 61,8% (2.800.457 homens e 2.912.375 mulheres) e 65 anos ou mais, 4,7% (192.701 homens e 241.436 mulheres). A taxa de crescimento da população é de 1,383%, a de natalidade é de 22,34 para cada mil habitantes e a de mortalidade é de 7,35 pessoas em cada mil.

7.2. A taxa de alfabetização do povo boliviano é de 86,7%, sendo que 93,1% (homens) e 80,7% (mulheres). A taxa de mortalidade infantil, naquele país, é de 49,09 em 1.000 habitantes (52,54 homens e 45,48 mulheres). A taxa de fertilidade é de 2,67 filhos por mulher.

8. pobreza

8.1. O país ainda está em desenvolvimento e embora tenha diminuído a pobreza nos últimos anos, ela atinge cerca de 60% da população. E em meio a tudo isso, por incrível que pareça, a Bolívia é rica em minerais, principalmente em estanho. Tanto que Potosí ainda mantém uma mina ativa e no século XVII, metade da prata que circulava no mundo saia da cidade. Mais de 500 anos de exploração se passaram, a prata se esvaiu e hoje vemos as marcas do passado pelas ruas empoeiradas.