PODER E IDEOLOGIA

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
PODER E IDEOLOGIA por Mind Map: PODER E IDEOLOGIA

1. Caos era o deus grego primordial. Representava a desordem inicial do mundo.

2. Platão gostava de mandar.

3. Aristóteles: acreditava em uma trilogia de poder, onde, quem faz (ação) é quem desenvolve esse "saber".

4. Spinoza: forma de poder: compartilha uma ideia de um Deus autocrático, que controla a tudo e a todos, afirma também que existe no mundo um ordenamento essencial, e dele vem o direito natural que tem por origem Deus.

5. Hobbes: a perspectiva no poder no poder do Leviatã e a perspectiva da transferência dos poderes individuais para um poder central ou deslocamento de poder como diz Hobbes.

6. Nietzsche afirma que o valor que vigora não correspondia nem nunca corresponderá a nenhuma realidade. É que o mundo é regido pelas forças; esse é o ponto de partida de toda filosofia.

7. no pensamento mitológico as nações de poder eram "desapropriada" daqueles que a tinha, pois como os deuses que tinha. o poder do homem na mitologia é relativo, pois em comparação aos deuses nos eramos diminuído, apequenado.

8. Platão pensava e acreditava que o governo era para os fortes, ele foi o primeiro pensador político a conceber a ideia da necessidade de construção política.

9. Aristóteles: tinha uma visão sobre poder também, para ele a eudaimonia (felicidade) significa atingir o potencial pleno. segundo Aristóteles é a meta da vida humana.

10. Spinoza: o mundo Aristóteles era organizado e o de Spinoza não podia mais ser, ele delinea a sua concepção de um Deus. Contrária a todas as formas de se conceber Deus como uma espécie de entidade.

11. Hobbes: ele explica: O estado funciona bem quando você pode dormi com as portas abertas.

12. Nietzsche: É aquilo que podemos nomear de critica ao niilismo. Niilismo é a falência dos valores universais, das crenças compartilhadas niilistas é o individuo que vive em busca dos próprios prazeres sem nenhum princípio.