MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA .

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Rocket clouds
MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA . por Mind Map: MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA .

1. 4- CONSIDERAÇÕES FINAIS:

1.1. a) concebendo modelos pedagógicos como representações compartilhadas do sistemade relacionamentos estabelecidos na atividade pedagógica.

1.2. b) Analise de elementos constitutivos com ênfase na construção da arquitetura pedagógica e das variáveis que a compõem, focalizando a EAD.

1.3. c)Pode-se dizer que o modelo institucional apresenta uma normatização calcada por parâmetros organizacionais, epistemológicos, tecnológicos e metodológicos,ode as mudanças são mais lentas e dependem de acordos administrativos.

2. Operacionalização do conceito de modelo pedagógico para educação a distância

2.1. a)Entende-se o conceito de modelo pedagógico para EAD como um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor/aluno/objeto de estudo.

2.2. b)Os elementos de um modelo pedagógico para EAD trazem uma estrutura calcada sobre um determinado paradigma e em consonância com uma ou mais teorias educacionais a serem utilizadas como eixo norteador da aprendizagem.

2.3. c)A AP é constituída da seguinte forma:

2.3.1. * fundamentação do planejamento/proposta pedagógica (aspectos organizacionais).

2.3.2. * conteúdo

2.3.3. * atividades, formas de interação/comunicação, procedimentos de avaliação e a organização de todos esses elementos em uma sequência didática para a aprendizagem (aspectos metodológicos);

2.3.4. * definição do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e suas funcionalidades, ferramentas de comunicação tais como vídeo e/ou teleconferência, entre outros (aspectos tecnológicos).

2.4. d)Destaca-se que o planejamento e/ou a proposta se caracteriza pela descrição específica, em termos operacionais, do objetivo pretendido para cada aula e/ou curso (fins) e se estabelecem os meios para atingi-lo.

2.5. e)Se define um AVA como um espaço na internet formado pelos sujeitos e suas interações e formas de comunicação que se estabelecem por meio de uma plataforma, tendo como foco principal a aprendizagem

2.6. f) Entende-se por plataforma uma infraestrutura tecnológica composta pelas funcionalidades e interface gráfica que compõe o AVA.

2.7. g)Define-se a estratégia de aplicação das APs como um ato didático que aponta à articulação e ao ajuste de uma arquitetura para uma situação de aprendizagem determinada (turma, curso, aula)

3. 2-Relação entre paradigma e modelo pedagógico

3.1. a)O paradigma é a representação do padrão de modelos a serem seguidos. É um pressuposto filosófico matricial, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo.

3.2. b)A pesquisa científica tem por objetivo promover mudanças na maneira como se entende o mundo.

3.3. c)As mudanças de paradigma são sentidas em todas as áreas do saber.Na educação ocorreu uma mudança paradigmática resultante da introdução das tecnologias da informação e da comunicação, levando a um novo perfil.

3.4. d)O termo “mudança paradigmática” vem sendo relacionado, nos últimos tempos, às TICs e, principalmente, à EAD por ser um dos grandes dinamizadores dessas rupturas na área educacional.

3.5. e)O conceito de modelo surge, portanto, com o viés de estabelecer uma relação por analogia com a realidade. O modelo é um sistema figurativo que reproduz a realidade de forma mais abstrata, quase esquemática, e que serve de referência.

3.6. f) A expressão “modelos pedagógicos” representa uma relação de ensino/aprendizagem, sustentado por teorias de aprendizagem que são fundamentadas em campos epistemológicos diferentes.

3.7. g)Partindo de um paradigma interacionista, tem-se como pressupostos queo sujeito é construtor do seu próprio conhecimento.

3.8. h)No paradigma humanista, o sujeito já nasce com um saber, uma bagagem, e à medida que vai crescendo ele precisa apenas trazer à consciência, aprendendo a organizá-lo.

3.9. i)De forma geral, os modelos são “reinterpretações” de teorias a partir de concepções individuais dos professores que se apropriam parcial ou totalmente de tais construtos teóricos imbuídos em um paradigma vigente.

3.10. j)Uma das características que definem a EAD é que ela é constituída por um conjunto de sistemas que partem do princípio de que os alunos estão separados do professor em termos espaciais e, muitas vezes ou na maioria das vezes, temporais.

3.11. k)Novo domínio na educação, passando de uma relação de um-para-muitos e/ou muitos-para-muitos, com espaço-tempo definidos, e em que predomina a comunicação oral, para uma interação de um-para-muitos, um-para-um e inclusive muitos-para-muitos. Esse novo domínio é baseado em comunicação multimedial, não exigindo a copresença espacial e temporal.

4. 1-introdução da Educação a Distância (EAD) no processo educacional.

4.1. a)Paradigmas presentes na sociedade já não estão dando mais conta das relações, das necessidade e dos desafios sociais.

4.2. b)Rompimento da ideia de uma sociedade centrada no trabalho para que dá valor à educação, dentro de uma nova totalidade, denominada em muitos contextos de Sociedade da Informação, ou ainda, em Rede.

4.3. c)O modelo educativo vigente na Sociedade Industrial privilegia o ensino tecnicista, preparando os indivíduos acordocom suas aptidões.

4.4. d) Na Sociedade em Rede, aprender caracteriza-se por uma apropriação de conhecimento que se dá numa realidade concreta.

4.5. e)O conhecimento é concebido como resultado da ação do sujeito sobre a realidade, estando o aluno na posição de protagonista no processo da aprendizagem construída de forma cooperativa, numa relação comunicativa renovada e reflexiva com os demais sujeitos.

4.6. f)A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.