LUXAÇÃO NO OMBRO

Luxação de ombro

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
LUXAÇÃO NO OMBRO por Mind Map: LUXAÇÃO NO OMBRO

1. MÚSCULOS Manguito rotador: A função principal deste grupo é manter a cabeça do úmero contra a cavidade glenoide, reforçar a cápsula articular e resistir ativamente e deslocamentos indesejáveis da cabeça do úmero. Fazem parte do manguito rotador os seguintes músculos. - Redondo menor - Supraespinhal - Infraespinhal - Subescabular

2. LIGAMENTOS A articulação gleno-umeral é formada pelas seguintes estruturas: -Cápsula Articular – Envolve toda a cavidade glenoide e a cabeça do úmero. -Ligamento Córaco-umeral – é um amplo feixe que fortalece a parte superior da cápsula. - 3 Ligamentos Glenoumerais Ligamento Glenoumeral Superior, Médio e Inferior Ligamento Transverso do Úmero – é uma estreita lâmina de fibras curtas e transversais que unem o tubérculo maior e o menor, mantendo o tendão longo do bíceps braquial no sulco intertubercular. Lábio Glenoidal – é uma orla fibrocartilaginosa inserida ao redor da cavidade glenoide. Tem importante função na estabilização da glenoumeral e quando rompido proporciona uma instabilidade articular facilitando o deslocamento anterior ou posterior do úmero (luxação)

3. OMBRO LUXADO

4. Sintomas Os sinais e sintomas que habitualmente ocorrem com a luxação do ombro são dores intensas e o aparecimento de deformidade com o desaparecimento do contorno deltóideo arredondado. A área ao redor da articulação pode ficar inchada ou com hematomas. A luxação do ombro também pode causar o adormecimento do músculo deltoide ou pode provocar espasmos nos músculos do ombro, geralmente piorando a dor. O braço apresenta impotência funcional marcada, estando com as mobilidades bloqueadas na posição em que luxou e que são: ° rotação externa e abdução ligeira – na luxação anterior; ° rotação interna e adução – na luxação posterior; ° abdução superior a 90ª – na luxação inferior.

5. ARTICULAÇÃO O ombro é formado por três articulações: 1 – Esternoclavicular 2 – Acromioclavicular 3 – Glenoumeral Alguns autores ainda consideram outra articulação no complexo do ombro: a articulação escapulotorácica, entre as costelas e a escápula, muito importante na biomecânica fisiológica do ombro.

6. O teste principal para identificação da luxação de ombro é: Teste de Fukuda ou instabilidade posterior Posição do paciente: em pé e de costas para o examinador, com o cotovelo em 90º, flexão de braço a 90º, adução do braço em 20º e em rotação neutra. Descrição do teste: O terapeuta atrás do paciente posiciona a sua mão sobre o olécrano do membro superior a ser testado e realiza uma tração do braço em sentido posterior. Com a outra mão espalmada ele mantém a escápula e visualiza a possível luxação posterior da cabeça umeral. Sinais e sintomas: Nesse teste, o terapeuta visualiza a luxação posterior da cabeça umeral. Normalmente, durante os testes de instabilidade o paciente refere apenas algum leve desconforto.

7. Como ocorre a luxação de ombro? As causas mais frequentes de luxações de ombro são traumáticas, onde pode ser deslocado quando uma força potente puxar, empurrar ou torcer o ombro para fora, para cima ou para trás. Geralmente, o ombro é puxado e girado para fora. As causas comuns são lesões provocadas por esportes, um acidente de carro ou quedas, que também possam contribuir para sua ocorrência. Quando um ombro é deslocado, os tecidos ao redor da articulação, como ligamentos, tendões, vasos sanguíneos e nervos, também podem sofrer distensão ou ruptura.

8. O que é? A luxação do ombro é uma lesão na qual ocorre perda do contato e congruência entre as duas superfícies da articulação glenoumeral, ou seja é um deslocamento da articulação do ombro. A luxação do ombro classifica-se em luxação anterior, posterior, superior ou inferior, de acordo com a direção de deslocação da cabeça do úmero. Habitualmente, quando nos referimos à luxação do ombro, referimos aquela que atinge a articulação glenoumeral. No entanto, o ombro também inclui mais duas articulações acessórias, pelo que também pode ocorrer a luxação da acromioclavicular ou luxação esternoclavicular.

9. refe Luxação do ombro - Lesões e envenenamentos - Manual MSD Versão Saúde para a Família http://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/03/880514/luxacao-aguda-de-ombro-avaliacao-e-tratamento.pdf https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/ortopedia/luxacao-do-ombro/