Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Rocket clouds
Vasos Sanguíneos por Mind Map: Vasos Sanguíneos

1. Formam uma rede de tubos que transportam sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e de volta ao coração. Os vasos sanguíneos podem ser divididos em sistema arterial e sistema venoso.

1.1. Sistema Arterial: Constitui um conjunto de vasos que partindo do coração, vão se ramificando, cada ramo em menor calibre, até atingirem os capilares.

1.2. Sistema Venoso: Formam um conjunto de vasos que partindo dos tecidos, vão se formando em ramos de maior calibre até atingirem o coração.

2. Capilares

2.1. Veias

2.2. Arterias

3. Coração

3.1. Átrios

3.1.1. Direito

3.1.1.1. Veias Cavas

3.1.2. Esquerdo

3.1.2.1. Veias Pulmonares

3.2. Ventriculos

3.2.1. Direto

3.2.1.1. Artéria Pulmonar

3.2.2. Esquerdo

3.2.2.1. Artéria Aorta

4. Estrutura dos vasos

4.1. Túnica Externa

4.1.1. Composta basicamente por tecido conjuntivo. Nesta túnica encontramos pequenos filetes nervosos e vasculares que são destinados à inervação e a irrigação das artérias. Encontrada nas grandes artérias somente.

4.2. Túnica média

4.2.1. Camada intermediária composta por fibras musculares lisas e pequena quantidade de tecido conjuntivo elástico. Encontrada na maioria das artérias do organismo.

4.3. Túnica Intima

4.3.1. Forra internamente e sem interrupções as artérias, inclusive capilares. São constituídas por células endoteliais.

5. Anastamose

5.1. Significa ligação entre artérias, veias e nervos os quais estabelecem uma comunicação entre si. A ligação entre duas artérias ocorre em ramos arteriais, nunca em troncos principais. Às vezes duas artérias de pequeno calibre se anastomosam para formar um vaso mais calibrosos. Freqüentemente a ligação se faz por longo percurso, por vasos finos, assegurando uma circulação colateral.