Avaliação de Desempenho

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Rocket clouds
Avaliação de Desempenho por Mind Map: Avaliação de Desempenho

1. Avaliação de Resultados

1.1. Excelência operacional

1.2. Resultado pode ser atingido pelo esforço da pessoa ou da equipe ou pelo desenvolvimento da pessoa ou da equipe.

1.3. O resultado é mensurado, normalmente, através de metas estabelecidas entre a pessoa ou grupo de pessoas e sua liderança.

1.4. A construção dessas metas e o suporte que a pessoa recebe da organização e de sua liderança definem o foco no esforço ou no desenvolvimento

2. Necessidade de mensurar o resultado do trabalho

3. Envolve definições de parâmetros

4. Quando os gestores passam a avaliar as pessoas usando uma mesma régua, percebem rapidamente que, embora a régua seja a mesma, cada um a usa de um jeito diferente.

5. Os critérios pactuados são ritualizados, sendo utilizados de forma regular em períodos estabelecidos por todos

6. Definição dos Processos colegiados

7. Presume consenso entre líderes da organização.

8. Beneficia a orientação da execução do trabalho

9. Possibilitada a tomada de decisão do trabalhador

10. Avaliação de Potencial

10.1. Implica imaginarmos uma pessoa atuando em uma realidade mais exigente ou diversa daquela vivenciada pela mesma.

10.2. Feita de forma colegiada, envolvendo as chefias imediata e mediata, pares e pessoas responsáveis por processos e/ou projetos estratégicos para a organização

10.3. As pessoas com potencial ou talento são aquelas que têm condições de ocupar no futuro posições críticas para a sobrevivência, o desenvolvimento e/ou a expansão da organização ou do negócio.

10.4. Um indicador forte para identificar pessoas em estado de potencial é o quanto a pessoa lida com níveis extraordinários de pressão em sua posição atual.

10.5. Estabilidade emocional diante de pressão; Disposição para inovar e para assumir riscos; Investimento em seu desenvolvimento; Velocidade de crescimento.

11. Relacionada ao nível de maturação da organização

12. É relacionada ao amadurecimento da gestão de pessoas

13. Avaliação de Comportamento

13.1. Relação que a pessoa estabelece com a organização.

13.2. O Comportamento é um componente da Atitude.

13.3. Avaliação Subjetiva, pois, é a percepção de uma pessoa sobre o comportamento de outra.

13.4. Definir Número de Comportamentos a serem avaliados.

14. Avaliação de Desenvolvimento

14.1. Desenvolvimento harmonioso de uma pessoa ocorre quando a mesma enfrenta desafios compatíveis com a sua capacidade.

14.2. Ligada à mensuração da complexidade das atribuições e responsabilidades da pessoa.

14.3. Mensurar o desenvolvimento combinando competências e complexidade - Descrição separada de competência e complexidade - Descrição conjunta de competência e complexidade

14.4. É uma avaliação intuitiva, normalmente levada em conta quando pensamos ou organizamos ações de desenvolvimento de uma pessoa na organização.

15. A avaliação se desdobra em duas avaliações. Na primeira, a avaliação é efetuada entre líder e liderado, Seu uso é unicamente dedicado ao desenvolvimento da pessoa avaliada. Na segunda, para definir remuneração, promoção, movimentações ou promoções.

16. Os gestores formam um pacto para que todos utilizem os mesmos critérios para avaliar e valorizar os membros de suas equipes.

17. A avaliação passa por processos mais sofisticados e os gestores percebem que, quando o conjunto de gestores passa a observar as pessoas com maior argúcia, questões como preparação de sucessores e retenção de pessoas críticas para a organização passam a ser discussões prioritárias e que muitas vezes têm impactos na alocação de recursos para desenvolvimento, remuneração e promoções.

18. A organização está mais madura e as decisões do colegiado são mais densas, tornando o conjunto de critérios utilizados para avaliar as pessoas já é mais reduzido porque existe uma cultura consolidada de gestão de pessoas.

19. A avaliação já está no sangue nesta etapa, ela é realizada de forma natural e automática.