DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Rocket clouds
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL por Mind Map: DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

1. CARACTERÍSTICAS: * Democrática; * Visou o crescimento das organizações; * Desdobramento prático da Teoria Comportamental.

2. CONCEITO: O Desenvolvimento Organizacional nada mais é que um esforço em se adaptar ás mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem ser voltar mais ás pessoas do que ás técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.

3. OBJETIVO: Capacitar a organização para melhor se adaptar ás mudanças do meio externo, comprometendo-se a melhorar a eficácia organização a longo prazo.

4. AMBIANTE DE SURGIMENTO: * Surgiu na década de 60; * Devido ás transformações no ambiente organizacional; * Crescente diversificação exige atividades e pessoas especializadas com diferentes competências; * Mudança comportamental da administração com o desenvolvimento individual e complexidades das relações interpessoais; * Abordagem conflitante entre as diversas teorias já existentes.

5. As mudanças e a organização: * Conceito de cultura organizacional; * Clima organizacional; * Mudança da cultura e do clima organizacional; * Conceito de mudança; * O processo de mudança (Lewin); * Conceito de desenvolvimento; * Fases da organização Críticas ás estruturas convencionais.

6. SIGNIFICADOS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: 1. Processo de solução de problemas; 2. Processo de renovação; 3. Administração participativa; 4. Desenvolvimento e fortalecimento de equipes (empoweement); 5. Pesquisa-ação.

7. FUNDAMENTOS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: 1. Constante e rápida mudança do ambiente; 2. Necessidade de continua adaptação; 3. Interação entre indivíduo e organização ; 4. A mudança organizacional deve ser planejada; 5. A necessidade de participação e de comportamento; 6. A melhoria da eficácia organizacional e do bem estar da organização.

8. Precursor deste movimento teórico foi Leland Bradford.