Competências Tutor

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Competências Tutor por Mind Map: Competências Tutor

1. Pedagógicas

1.1. Pretende-se que a mediação pedagógica possa ser vista como à relação do professor com seu objeto de trabalho - o aluno – na busca da aprendizagem como algo que precisa ser construído, a partir de reflexão crítica das experiências e do processo de trabalho do professor.

1.1.1. Promover a interação entre os alunos no AVA

1.1.1.1. Incentivando o debate e a troca de ideias entre os mesmos; orientar, esclarecer dúvidas, e interagir de forma individual e em grupo com os alunos, inclusive contribuindo com as discussões nos fóruns de discussão. Fazer a avaliação dos alunos, observando a participação dos mesmos; estabelecer contato com os alunos ausentes e tímidos para inseri-los nas discussões; fornecer feedbacks das tarefas e atividades realizadas pelos alunos, bem como incentivá-los no desenvolvimento de seus trabalhos.

2. Socioafetivas

2.1. Uma das funções primordiais dessas competências socioafetivas é exatamente vencer, na medida do possível o distanciamento físico característico da educação à Distância, rompendo as barreiras do tempo e do espaço.

2.1.1. Precisa estabelecer um bom relacionamento com seus alunos, relacionamento esse que transcenda as barreiras físicas. O tutor deve ter habilidade emocionais e comportamentais bem desenvolvidas.

2.1.1.1. Conhecer o alunado; Ter uma linguagem cordial; Ser atento e prestativo as dúvidas, mesmo as mais comuns; Ter uma escuta sensível; Estimular a participação; Incentivar a todos apontando as facilidades; Destacar o crescimento individual e grupal; Observar as dificuldades e orientar na superação delas; Construir um relacionamento afetivo, pautado na comunicação respeitosa, cordial e comprometida com a aprendizagem.

3. Tecnológicas

3.1. Relacionadas aos aspectos tecnológicos, como a capacidade de manusear as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs.

3.1.1. Com base nos recursos tecnológicos como e-mails, chats, wikis e tantos outros, os tutores podem utilizar de várias estratégias para esclarecer dúvidas dos alunos sobre as tarefas a serem realizadas, propor desafios para promover a interação e a realização de trabalhos coletivos.

3.1.1.1. A fim de esclarecer possíveis dúvidas dos alunos Propor diferentes estratégias de aprendizagem, com o objetivo promover não só o acesso à informação e a interação entre os alunos através das várias ferramentas e interfaces disponíveis, mas, principalmente de possibilitar que os alunos construam conhecimentos exercitando a sua criatividade.

4. Auto Avaliativas

4.1. Observar o retorno da demonstração da aprendizagem do aluno através da relação empática e imprimindo personalidade na didática nas atividades propostas é uma boa forma de avaliação cotidiana.

4.1.1. Exploração dos recursos, a participação contínua com a mediação e a orientação dos estudos e o estímulo da autonomia do aluno.

4.1.1.1. Ações como participação assídua nos fóruns das disciplinas, chats e feedbacks por outros meios virtuais de comunicação como e-mail e redes sociais com constância é uma boa sinalização de que a conduta do tutor está sendo produtiva, pois está havendo interação professor-aluno e mediação da aprendizagem com a orientação da construção do conhecimento que fazem parte das competências para a função.