Sistema Circulatório

Sistema Cisculatorio

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Sistema Circulatório por Mind Map: Sistema Circulatório

1. O sangue transporta nutrientes obtidos pelo processo da digestão, gás oxigênio, gás carbônico, resíduos e hormônios, entre outras substâncias. O sistema cardiovascular inclui os vasos sanguíneos, o sangue e o coração.

1.1. Vasos sanguíneos

1.1.1. Veias

1.1.1.1. As veias trasportam o sangue dos tecidos do corpo até o coração.

1.1.2. Capilares

1.1.2.1. São vasos com um diâmetro muito pequeno, a parede que os forma é constítuida apenas por uma camada de células planas.

1.1.3. Artérias

1.1.3.1. Levam o sangue do coração para os tecidos do corpo. Por serem formados por músculos lisos e fibras elásticas, suas paredes são grossas e elásticas.

1.2. Sangue

1.2.1. Plasma

1.2.1.1. O plasma é um líquido de cor amarelada, que representa 55% do volume total do sangue. É constituído por grande quantidade de água. No plasma, estão dissolvidos nutrientes, gás oxigênio, gás carbônico e hormônios, além de resíduos produzidos pelas células, que precisam ser eliminados.

1.2.2. Células sanguíneas e Plaquetas

1.2.2.1. Glóbulos vermelhos

1.2.2.1.1. As hemácias ou glóbulos vermelhos são as células sanguíneas mais numerosas e que dão cor vermelha ao sangue.

1.2.2.2. Glóbulos Brancos

1.2.2.2.1. São células produzidas na medula óssea e encontradas no sangue, com formato esférico, tamanho e volume superiores às hemácias. Sua função é proteger o organismo, de maneira imunitária, contra agentes patológicos causadores de doenças, utilizando para isso a produção de anticorpos.

1.2.2.3. Plaquetas

1.2.2.3.1. São elas que protegem o organismo contra uma perda excessiva de sangue. Quando nos ferimos, as plaquetas se fixam nas áreas onde os vasos foram cortados e então liberam a serotonina contida em seus grânulos citoplasmáticos. O que ocorre é que os vasos sanguíneos são retraídos, por causa da serotonina, e assim diminui a perda de sangue.

1.3. Coração

1.3.1. O sangue chega à maioria das partes do corpo. Ele é capaz de vencer a gravidade e circular nos pés, na cabeça, nas mãos e no tronco. Isso se deve ao coração, que funciona como uma bomba impulsora.

1.3.2. As paredes do coração são formadas por um músculo potente chamado miocárdio. Externamente, o coração é coberto por uma membrana, o pericárdio. O tamanho do coração depende do sexo, da idade da pessoa e de seu estado de saúde.

1.3.3. Existem quatro cavidades no coração: duas superiores, denominadas átrios, e duas inferiores, os ventrículos. Entre as cavidades superiores e as inferiores situam-se as valvas. Também existem valvas nas saídas dos ventrículos.

1.3.4. Cavidades

1.3.4.1. Átrios

1.3.4.1.1. direito e esquerdo, têm paredes delgadas e recebem o sangue das veias. As veias cavas superior e inferior lançam o sangue no átrio direito, e as veias pulmonares, no átrio esquerdo.

1.3.4.2. Ventrículos

1.3.4.2.1. direito e esquerdo, têm paredes grossas e impulsionamo sangue do coração através das artérias. Do ventrículo direito parte a artéria pulmonar, e do ventrículo esquerdo, a aorta.

1.3.4.3. Uma parede muscular separa as cavidades situadas do lado direito das do lado esquerdo do coração.

1.3.5. Valvas

1.3.5.1. O coração tem valvas que regulam a passagem do sangue dos átrios para os ventrículos: são as valvas atrioventriculares esquerda e direita. Para que o sangue passe de um átrio para um ventrículo, uma valva atrioventricular deve abrir-se. A abertura e o fechamento das valvas são causados por diferenças de pressão de uma cavidade para outra.