Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
EMPREENDEDORISMO por Mind Map: EMPREENDEDORISMO

1. O ESPÍRITO EMPREENDEDOR

1.1. O empreendedor e é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de ideias.

1.2. Ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam.

1.3. O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente.

1.4. O espírito empreendedor está também presente em todas as pessoas que — mesmo sem fundarem uma empresa ou iniciarem seus próprios negócios — estão preocupadas e focalizadas em assumir riscos e inovar continuamente

2. ORIGENS DO PENSAMENTO EMPREENDEDOR

2.1. O empreendedorismo tem sua origem na reflexão de pensadores econômicos do século XVIII e XIX, conhecidos defensores do laissaz-faire ou liberalismo econômico.

2.1.1. Empreendedorismo: principais linhas de pensamento.

2.1.1.1. A visão dos behavioristas: O trabalho desenvolvido por McClelland (1971) focalizava os gerentes de grandes empresas, mas não interligava claramente a necessidade de autorrealização com a decisão de iniciar um empreendimento e o sucesso desta possível ligação.

2.1.1.2. A escola dos traços de personalidade: Ainda que a pesquisa não tenha sido capaz de delimitar o conjunto de empreendedores e atribuir-lhe características certas, tem propiciado uma série de linhas mestras para futuros empreendedores, auxiliando-os na busca por aperfeiçoar aspectos específicos para obterem sucesso.

2.1.2. A visão dos economistas: Diversos economistas, mais tarde, associaram, de um modo mais contundente, o empreendedorismo à inovação e procuraram esclarecer a influência do empreendedorismo sobre o desenvolvimento econômico.

3. CARACTERÍSTICAS DO ESPÍRITO EMPREENDEDOR

3.1. O empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades.

3.2. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal-estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.

4. O que caracteriza o ímpeto empreendedor? Trata-se de um tema complexo, mas três características básicas identificam o espírito empreendedor, a saber:

4.1. 1. Necessidade de realização: as pessoas apresentam diferenças individuais quanto à necessidade de realização. Existem aquelas com pouca necessidade de realização e que se contentam com o status que alcançaram.

4.2. 2. Disposição para assumir riscos: o empreendedor assume variados riscos ao iniciar seu próprio negócio: riscos financeiros decorrentes do investimento do próprio dinheiro e do abandono de empregos seguros e de carreiras definidas; riscos familiares ao envolver a família no negócio; riscos psicológicos pela possibilidade de fracassar em negócios arriscados.

4.3. 3. Autoconfiança: quem possui autoconfiança sente que pode enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrenta.

5. Existem pessoas que entram em negócios para escapar de algum fator ambiental

5.1. 1. Refugiados estrangeiros: são pessoas que escapam das restrições políticas, religiosas ou econômicas de seus países de origem atravessando as fronteiras nacionais.

5.2. 2. Refugiados corporativos: são aqueles que fogem do ambiente burocrático das grandes e médias empresas iniciando negócios por conta própria.

5.3. 3. Refugiados dos pais: são pessoas que abandonam a família para mostrar aos pais que podem fazer as coisas de maneira independente, ou seja, sozinhas.

5.4. 4. Refugiados do lar: são aqueles que começam o próprio negócio após o crescimento dos fi lhos ou quando se sentem livres das responsabilidades da casa

5.5. 5. Refugiadas feministas: mulheres que sentem discriminações ou restrições em uma empresa e preferem iniciar um negócio que possam dirigir independentemente dos outros

5.6. 6. Refugiados sociais: são os alheios à cultura que prevalece na empresa, que buscam uma atividade como empreendedores.

5.7. 7. Refugiados educacionais: são pessoas que se sentem cansadas dos cursos acadêmicos e decidem iniciar um novo negócio.

6. MAS O QUE TORNA UM NEGÓCIO BEM-SUCEDIDO?

6.1. forte desejo de ser seu próprio patrão, de ter independência e não receber ordens de outros, fundamentando-se apenas em seu talento pessoal.

6.2. oportunidade de trabalhar naquilo que gosta, em vez de trabalhar como subalterno apenas para ter segurança de um salário mensal e férias a cada ano;

6.3. sentimento de que pode desenvolver a sua própria iniciativa sem o guarda-chuva do patrão;

6.4. desejo pessoal de reconhecimento e de prestígio;

6.5. poderoso impulso para acumular riqueza e oportunidade de ganhar mais que quando era simples empregado;

6.6. descoberta de uma oportunidade que outros ignoraram ou subestimaram;

6.7. desafi o de aplicar recursos próprios e habilidades pessoais em um ambiente desconhecido.

7. De acordo com McClelland, as principais características que um empreendedor bem-sucedido deve possuir ou desenvolver são as seguintes:

7.1. iniciativa e busca de oportunidades;

7.2. perseverança;

7.3. comprometimento;

7.4. busca de qualidade e eficiência;

7.5. coragem para assumir riscos, mas calculados;

7.6. fixação de metas objetivas;

7.7. busca de informações;

7.8. planejamento e monitoração sistemáticos, isto é, detalhamento de planos e controles;

7.9. capacidade de persuasão e de estabelecer redes de contatos pessoais;

7.10. independência, autonomia e autocontrole.