Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
O príncipe por Mind Map: O príncipe

1. Posse mais valiosa de um homem é o conhecimento.

2. Não faça as coisas pela metade.

3. ferimentos devem ser infringidos de uma vez e com intensidade, enquanto bondade deve ser demonstrada pouco a pouco.

4. Arquétipo: Homem e animal

5. É melhor ser temido do que amado.

5.1. Eu acho que amor é mais forte do que medo. Um comandante amado por seus soldados vai derrotar o comandante temido pelos seus doldados em quase todas as batalhas… mas o comandante temido é menos sujeito a chances arbitrárias. Então, os dois tem valor. 95% amor, 5% medo é provavelmente a melhor mistura. Mas os 5% precisam ser você liberando as forças do inferno com precisão fria se alguém se volta contra você.”

6. Algumas pessoas vão te odiar, invariavelmente. Tente não levantar o ódio de pessoas com potencial de ameaçar seu poder.

7. Nada de ficar em cima do muro.

8. 1 - Reine naturalmente

9. 2 -Aos duques tirar tudo, aos pobres dar liberdade.

10. 3 - Não só remediar o presente, mas prever os casos futuros e preveni-los com toda perícia.

11. 4 - Regra geral: AQUELE QUE PROMOVE O PODER DE OUTRO, PERDE O SEU, POIS TANTO A ASTÚCIA QUANTO A FORÇA COM AS QUAIS ELE FORA CONQUISTANDO, PARECEM SUSPEITAS AOS OLHOS DO NOVO PODEROSO.

12. 5 - Para conservar uma republica conquistada, o caminho mais seguro é destruí-la ou habitá-la pessoalmente.

13. A Virtù trata-se da capacidade do príncipe em controlar as ocasiões e acontecimento do seu governo, das questões do principado. O governante com grande Virtù constrói uma estratégia eficaz de governo capaz de sobrestar as dificuldades impostas pela imprevisibilidade da história. Assim, o político com grande Virtú observa na Fortuna a probabilidade da edificação de uma estratégia para controlá-la e alcançar determinada finalidade, agindo frente a uma determinada circunstancia, percebendo seus limites e explorando as possibilidades perante a mesma. Destaca-se também a estabilidade requerida por Maquiavel – a virtú seria uma forma de manter a paz e estabilidade do Principado. Outro ponto importante é acerca da superioridade da vida pública em detrimento da vida privada na constituição da Virtù. Por fim, destaca-se a contestação dos valores e virtudes da moral cristã tradicional à época de Maquiavel.

14. Fortuna representa, assim como a Virtù, uma das formas de aquisição do poder. Contudo, diversamente da Virtù, ela não garante a estabilidade. Para Maquiavel, aqueles que somente pela Fortuna de outros se tornam príncipes, sem grandes esforços, encontram sérias dificuldades em manter o principado. Tais apóiam-se exclusivamente na vontade e na Fortuna de quem lhes concedeu o poder, situação, segundo o autor, volúvel e instável. Diz Maquiavel que tais homens não sabem nem porque devem manter o principado, sendo que sempre viveram como particulares

15. No momento da batalha, jogue seu jogo; faça o que sabe. Na hora em que tem muita coisa em jogo, use regras que você internalizou e nas quais está confiante.

16. Virtú e Fortuna

17. Ao príncipe é muito mais fácil conquistar a amizade daqueles homens que estavam satisfeitos com o regime passado, sendo, pois, seus inimigos, do que a daqueles que, por estarem descontentes, tornaram-se seus amigos e aliados.

18. Um príncipe é estimado, ainda, quando verdadeiro amigo e vero inimigo, isto é, quando sem qualquer consideração se revela em favor de um, contra outro. Esta atitude é sempre mais útil do que ficar neutro.