Geografia Agrária: é a ciência que estuda a terra e as suas formas de exploração e o cultivo, ou ...

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Geografia Agrária: é a ciência que estuda a terra e as suas formas de exploração e o cultivo, ou seja, o desenvolvimento da agricultura. por Mind Map: Geografia Agrária: é a ciência que estuda a terra e as suas formas de exploração e o cultivo, ou seja, o desenvolvimento da agricultura.

1. Sistemas agrícolas são classificações utilizadas para a produção agrícola e pecuária. Há dois sistemas, o intensivo e o extensivo.

1.1. Sistema intensivo: é uma modalidade de produção agrícola que utiliza intensivamente insumos e tecnologia para o aumento da produtividade e redução nos prazos. É um sistema comum em países desenvolvidos.

1.2. Sistema extensivo: É um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização.

2. Revolução Verde: é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.

2.1. A Revolução Verde baseou-se fortemente em elementos como: modificação genética de sementes mecanização da produção uso intensivo de produtos químicos (fertilizantes e pesticidas) introdução de novas tecnologias de plantio, irrigação e colheita produção massificada de produtos iguais como forma de otimizar a produção

2.2. Desvantagens da Revolução Verde Embora a Revolução Verde tenha sido extremamente benéfica nas suas primeiras décadas, seus aspectos negativos são facilmente observáveis, tais como: altíssimo nível de utilização de água para sustentar seus métodos alta dependência de tecnologia oriunda de países desenvolvidos redução da diversidade genética (tendo em vista que a prioridade é cultivar produtos homogêneos para otimizar a produção e obter maior lucro) sustentabilidade questionável alto nível de degradação ambiental aumento da concentração de renda

2.3. Revolução Verde no Brasil O Brasil adotou os métodos da Revolução Verde no fim da década de 1960, resultando no período chamado “Milagre Econômico”. Na época, o país se tornou um produtor de larga escala e passou a exportar alimentos, em especial a soja.

3. Produção Agropecuária no mundo

3.1. Nos países em desenvolvimento, as regões agrícolas que estabelecem o mercado externo foram principalmente as que passaram por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheita.

3.2. No mundo em desenvolvimento é impossível estabelecer generalizações, já que os contrastes verificados entre países mais pobres e alguns emergentes.

3.3. As atividades agrícolas constituem a base da economia em alguns países de baixa renda e em regiões pobres de países emergentes.