Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
DOENÇAS por Mind Map: DOENÇAS

1. Hepatite: É uma inflamação do fígado; tipos mais comuns:

1.1. Hepatite A: Modo de Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados pelo vírus, fezes podem contaminar a água de rios e mares. Medidas Profiláticas: saneamento básico, tratamento de água,etc.

1.2. Hepatite B e C: Modo de Transmissão: relações sexuais sem preservativos com parceiro(a) contaminado(a), instrumentos contaminados não esterilizados, transfusão de sangue contaminado,etc. Medidas Profiláticas: uso de preservativo nas relações sexuais, vacinação (hepatite B), uso de seringas descartáveis, tratamento dos doentes.

2. Dengue: é uma doença febril aguda causada por vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

2.1. Modo de transmissão: picada do mosquito Aedes aegypti (fêmea, pois são hematófagas).

2.2. Medidas profiláticas: não deixar caixas de água ou reservatórios sem tampa, água parar em vasos, pneus, latas, etc; usar larvicidas e inseticidas para combater como larvas e os adultos desses insetos; tratamento dos doentes.

3. Zika Vírus: é um arbovírus. Arbovírus são os vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos.

3.1. Modo de Transmissão: picada do mosquito Aedes Aegypti, Transmissão sexual, de mãe para o feto durante a gravidez.

3.2. Medidas profiláticas: evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água,etc.

4. Raiva: é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

4.1. Modo de transmissão: por meio da mordida de animal infectado, principalmente cachorro.

4.2. Medidas profiláticas: vacinação de animais.

5. Rubéola: é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como “Sarampo Alemão”.

5.1. Modo de transmissão: contato direto com pessoas contaminadas ou contato com gotículas de saliva disseminadas no ar por essas pessoas.

5.2. Medidas profiláticas: vacinação, mulheres que não tomaram a vacina nem tiveram a doença precisam ser vacinadas 6 meses antes de engravidar, evitar contato com os doentes, tratamento dos doentes.

6. HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana): é um retrovírus, causador da AIDS que ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo de doenças.

6.1. Podem ser transmitidas através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e amamentação sem ter feito o cuidado necessário

6.2. Medidas profiláticas: evitar contato direto ou indireto com objetos usados por pessoas infectadas.

7. Herpes: infecção viral, geralmente percebida por feridas na boca ou na região genital, sendo categorizada em dois tipos:

7.1. Herpes tipo 1: pequenas bolhas que se tornam feridas, na pele ou na boca. Transmissão: beijo, sexo oral ou compartilhamento de utensílios.

7.2. Herpes tipo 2: feridas na região genital e anal; doença sexualmente transmissível.

7.3. Medidas profiláticas: evitar contato direto ou indireto com as feridas que surgem nas manifestações herpéticas; tratamento dos doentes

8. Febre Amarela: é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano.

8.1. Modo de transmissão urbana: picada das fêmeas do mosquito Aedes aegypti. Modo de transmissão silvestre: picadas de fêmeas de mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes.

8.2. Medidas Profiláticas: erradicação dos insetos vetores; tratamento do doente; vacinação

9. Caxumba: é uma infecção viral aguda e contagiosa. Pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano

9.1. Modo de transmissão: saliva; uso comum de copos, garfos ou outro objetos contaminados.

9.2. Características: inflamação das glândulas salivares ( principalmente as parótidas), pode haver infecção em testículos e ovários

9.3. Medidas profiláticas: vacinação, tratamento dos doentes e evitar contato com objetos contaminados com a saliva dos doentes

10. Sarampo: é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal.

10.1. Modo de transmissão: gotículas de saliva eliminadas por pessoas contaminadas. O vírus penetra pela mucosa das vias respiratórias, disseminando-se pelo corpo via corrente sanguínea

10.2. Medidas profiláticas: vacinação, tratamento dos doentes e o mínimo contato direto possível com pessoas contaminadas pelo vírus