Tipos de Estudo

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Tipos de Estudo por Mind Map: Tipos de Estudo

1. Estudo de Caso : costuma ser a primeira abordagem do tema, e é usado para avaliação inicial a respeito de problemas mal conhecidos. Enfoque qualitativo e exploratório.

2. Investigação Experimental: geralmente é realizado em animais , por questões éticas, no ambiente controlado do laboratório, ajuda a reduzir a subjetividade dos dados e proporcionar parâmetros para comparação de resultados.

3. Pesquisa Populacional: estuda a ocorrência , distribuição e os determinantes dos eventos relacionados à saúde nas populações. Pode ser usada como base para políticas de prevenção . O conceito de causa também é importante nesse estudo.

3.1. Estudo Descritivo

3.2. Estudo Analítico

4. Estudos Transversais: são estudos observacionais em que a situação de saúde de uma população é avaliada a partir de cada indivíduo,medem a prevalência da doença entre expostos e não expostos a determinados fatores pela Razão de Prevalência.

5. Estudos Ecológicos: usam dados de populações inteiras para comparar frequências de doenças entre diferentes grupos. Define uma medida de grupo, ao invés de uma individual

6. Estudos observacionais: o investigador observa a ocorrência da doença em pessoas que já estão divididas em grupos (ex: fumantes , não fumantes)

7. Estudos de Caso-Controle: nesse estudo um grupo de pacientes que tem a doença(caso) e um grupo de pacientes que não tem (controle)são selecionados para investigação, e posteriormente os dois grupos são comparados para saber quais fatores estão associados a doença.

8. Estudos de coorte: parte de indivíduos sadios que são divididos em grupos distintos baseados na exposição em intensidade diferentes de diversos fatores, posteriormente é verificado o desenvolvimento da doença.

8.1. Prosprectivo: a doença ainda não começou no início do estudo.

8.2. Retrospectivo: a doença já começou no início do estudp.

9. Estudos experimentais ou intervencionais: consiste em observações conduzidas sob circunstâncias controladas que visa verificar o efeito de tal controle nas circunstâncias.

9.1. Estudo experimental randomizado

9.1.1. Ensaio clínico randomizado(pacientes doentes)

9.1.2. Ensaio de campo(saudáveis)

9.1.3. Ensaio comunitário(população)

9.2. Estudo experimental não randomizado( não aleatório)

10. Estudos diagnósticos: empregado para analisar testes utilizados no diagnóstico de doenças, buscando determinar qual o melhor para este fim, é semelhante ao estudo epidemiológico aplicado à clínica ( caso-controle)