Arte na Grécia Antiga

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Arte na Grécia Antiga por Mind Map: Arte na Grécia Antiga

1. O Egito e a Síria são apontados como influências importantes para a arte da Grécia europeia, pois esses países mantinham, na época, contato com a Grécia devido às práticas comerciais.

1.1. O estilo impessoal e frontal dos egípcios tem alguma semelhança com as primeiras estátuas de grande porte produzidas na Grécia, os kouroi e as korai.

1.2. Mesmo com essas influências prováveis, a escultura grega é, em boa parte, uma criação original, pois logo se despiram das características egípicias.

2. A pintura grega é uma das menos conhecidas atualmente, devido ao desaparecimento quase total de exemplos sobreviventes.

2.1. Podemos ter alguma noção da pintura grega nas cenas que aparecem nos vasos de cerâmica, que apresentam alta riqueza de detalhes e a estilização das formas.

2.2. As pinturas representavam o cotidiano das pessoas e cenas mitológicas, como deuses e semideuses.

2.3. A pintura grega de vasos basicamente conta histórias, como episódios das aventuras narradas na Ilíada e na Odisséia.

3. O teatro grego se estruturava em dois gêneros: a tragédia e a comédia, que vieram a se tornar a base do teatro ocidental.

3.1. As peças eram apresentadas em festivais dramáticos ao ar livre, em que todos os atores eram homens. Os atores usavam pesados figurinos, máscaras e sapatos de plataformas que os deixavam muito altos.

3.2. A tragédia tinha por objetivo despertar o terror e a piedade do público, exibindo as desgraças pelas quais passavam aqueles que desafiavam os deuses ou que não aceitavam o destino inexorável marcado para eles.

3.3. A comédia ridicularizava os costumes e criticava as ações do governo. Os protagonistas das comédias eram tipos humanos populares, mulheres, soldados e trabalhadores.

4. A escultura grega clássica era regida pelo equilíbrio entre a obediência às regras e a liberdade de criação.

4.1. Harmonia, equilíbrio e simetria compunham o ideal de beleza grego. Para se atingir tal ideal, foram criados vários tratados e regras visando harmonizar a adequada proporção entre as partes e assim chegar ao que consideravam a beleza ideal.

5. Os artistas gregos buscavam transmitir sentimentos por meio dos gestos, uma tentativa de refletir a vida interior da pessoa.

6. Arte helenística.

6.1. Ao contrário da serenidade e do equilíbrio, até então característicos da produção grega, o que se pretendia era transmitir estados de ânimo e emoções. Para isso, criavam-se efeitos de grande dramaticidade por meio de figuras dinâmicas e grupos de figuras tumultuosas, com muito movimento.

6.1.1. Eis outra característica helenística: a representação em grupos, uma vez que, anteriormente, só se dava com uma figura.