Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
QUIMIOTERAPIA por Mind Map: QUIMIOTERAPIA

1. A quimioterapia em si, consiste no emprego de substâncias químicas, isoladas ou em combinação, com o objetivo de tratar as neoplasias malignas atuando em nível celular, interferindo no processo de crescimento e divisão, contudo sem especificidade, não destruindo seletiva ou exclusivamente as células tumorais.

2. A quimioterapia pode ser indicada com a função: -curativa, para obter a eliminação do tumor; -adjuvante, quando realizada após a cirurgia para eliminar as células cancerígenas remanescentes e reduzir os riscos de recidiva e metástases; -neoadjuvante, para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia; -paliativa, quando não há possibilidade de eliminar o tumor é utilizada para melhorar a qualidade da sobrevida do paciente.

3. Os efeitos terapêuticos e tóxicos dos quimioterápicos dependem do tempo de exposição e da concentração plasmática da droga. A toxicidade é variável para os diversos tecidos e depende da droga utilizada. Nem todos os quimioterápicos ocasionam efeitos indesejáveis, tais como mielo depressão (diminuição das células do sangue), alopecia (queda do cabelo) e alterações gastrintestinais (náuseas, vômitos e diarreia).

4. Os medicamentos mais comuns utilizados para a quimioterapia adjuvante e neoadjuvante incluem: -Antraciclinas, como doxorrubicina e epirrubicina; -Taxanos, como paclitaxel e docetaxel; -5-fluorouracilo; -Ciclofosfamida; -Carboplatina; Na maioria das vezes, são usadas combinações de dois ou três desses medicamentos.

5. A medicação pode ser administrada das seguintes formas: -Via oral: o medicamento é ministrado em forma de comprimidos, cápsulas e líquidos; -Intravenosa: a medicação é aplicada na veia por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou diluído ao soro; -Intramuscular: a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo; -Subcutânea: a medicação é aplicada por meio de injeção no tecido gorduroso acima do músculo; -Intratecal: a aplicação é feita no líquor, o líquido da espinha, sendo administrada pelo médico, em uma sala própria ou no centro cirúrgico; -Tópico: medicamento, líquido ou pomada, é aplicado diretamente sobre a pele.

6. As drogas antineoplásicas podem ser classificadas de acordo como:

6.1. Agentes alquilantes: são quimioterápicos capazes de causar alterações nas cadeias do DNA celular, impedindo sua replicação em qualquer fase do ciclo, isto é, células em repouso ou em processo de divisão ativa;

6.2. Agentes antimetabólitos são aqueles que estruturalmente se assemelham aos metabólitos naturais, essenciais ao funcionamento celular, incorporando-se à célula e transmitindo mensagens errôneas, bloqueando assim a produção de enzimas necessárias à síntese de substâncias fundamentais ou interpondo-se às cadeias do DNA e RNA, especificamente na fase “S” da divisão celular, quando se dá a síntese do DNA.

6.3. Antibióticos antitumorais são agentes resultantes da fermentação de fungos que possuem propriedades citotóxicas, interferindo na síntese de ácidos nucleicos através da intercalação, impedindo a duplicação e separação das cadeias de DNA e RNA nesta fase específica do ciclo celular.

6.4. Nitrosuréias são agentes pertencentes ao grupo de quimioterápicos que têm, provavelmente, ação similar à dos agentes alquilantes, sendo, contudo, lipossolúveis e passando assim pela barreira hematoliquórica. Algumas atuam em fases específicas do ciclo celular, outras não, sendo capazes de agredir células tanto em repouso como em processo de divisão ativa.

6.5. Alcalóides da vinca são inibidores mitóticos que atuam especificamente sobre células em fase de mitose, impedindo a formação dos microtúbulos, estruturas responsáveis pela polarização dos cromossomos, indispensável no processo de divisão celular