Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Citologia por Mind Map: Citologia

1. Membrana Plasmática

1.1. Delimita a célula Transporte de substância Reconhecimentos de substâncias

1.2. -Transporte Celular: Difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

1.3. Difusão simples: é um tipo de transporte passivo de um soluto através da membrana a fim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.

1.4. Difusão Facilitada: conta com o auxílio de proteínas. Ocorre sem gasto de ATP. As membranas celulares são estruturas dinâmicas, fluidas e constituídas de uma bicamada lipídica. Elas controlam a entrada e saída de substâncias da célula.

1.5. Osmose: é o movimento de água através de uma membrana semipermeável ocasionado por diferenças na pressão osmótica; é um fator importante na vida das células

2. Núcleo

2.1. Estrutura que abriga o DNA presente nas células eucariontes. A presença dele nesse tipo de célula é um dos aspectos que as caracteriza, na medida em que células procariontes não possuem a membrana que envolve o núcleo nos eucariontes e o material genético fica disperso no citoplasma.

2.2. Características e função da membrana nuclear da célula: - Formada por duas camadas lipoproteicas; - Apresenta numerosos poros comunicantes com o hialoplasma, por onde saem e entram substâncias moleculares; - Proteção do material genético; - E barreira física que limita a região reguladora do metabolismo, através do processo de transcrição.

3. Citoplasma

3.1. Retículo Endoplásmatico: O retículo endoplasmático atua como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula. No líquido existente dentro de suas bolsas e tubos, diversos tipos de substâncias se deslocam sem se misturar com o citosol.

3.2. Complexo de Golgi: é uma organela citoplasmática, constituída por vesículas com formato de sacos achatados, que está presente nas células eucarióticas. Nas células animais, o complexo de Golgi normalmente localiza-se próximo ao núcleo e ao retículo endoplasmático granuloso.

3.3. Citoesqueleto:O citoesqueleto estabelece, modifica e mantém a forma das células. Sendo o responsável pelos movimentos celulares e deslocamento de organelas, cromossomos, vesículas e grânulos diversos. Seus principais componentes são os microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários

3.4. Vacúolo - Células Vegetais: Os vacúolos, estruturas características da célula vegetal, são regiões da célula envolvidas por uma membrana única, chamada de tonoplasto. O suco celular pode ser formado por uma diversidade de substâncias, sendo encontrados principalmente água, sais, açúcares e proteínas dissolvidas

3.5. Mitocôndrias e Plastos:Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.

3.6. Lisossomos: são organelas celulares citoplasmáticos que possuem a capacidade de degradar partículas. A partir disso, elas desempenham uma importante função de reciclagem de componentes celulares envelhecidos, além de defesa contra agentes externos e participação no processo de autofagia.

4. Células

4.1. As células procariontes têm uma organização mais simples, sem núcleo organizado e organelas membranosas, como retículo endoplasmático e aparelho de Golgi. Essas células estão presentes apenas nos organismos do Reino Monera (bactérias e cianobactérias).

4.2. As células eucariontes apresentam inúmeros compartimentos e estruturas membranosas internas. Além disso, possuem um núcleo onde fica o material genético. Protozoários, algas, fungos, plantas e animais possuem células eucarióticas.

5. 1) Todos os seres vivos são formados por células

6. 2) Além disso, as reações que ocorrem em um organismo, e que são responsáveis pela vida do mesmo, dependem do funcionamento das células. Portanto, a célula é a unidade fisiológica de todos os seres vivos

7. 3) Toda célula tem sua origem a partir de outra célula preexistente, que se divide fornecendo às células-filhas seu material genético.