HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NA SAÚDE

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NA SAÚDE por Mind Map: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NA SAÚDE

1. Na década de 50, a concepção da saúde passa a englobar o homem e seu ambiente social.

2. A saúde sofreu várias mudanças de concepções ao longo do tempo

3. Também na década de 50, surge novas formas de adoecimento, existe a necessidade da interdisciplinaridade (Psicologia, a Sociologia e a Antropologia).

3.1. A Psicologia Hospitalar surge no Brasil como um ramo da Psicologia

3.2. Não só o atendimento ao paciente, mas a troca entre a equipe e familiares.

4. Psicologia para o controle, classificação e diferenciação entre classes sociais e a serviço da elite dominante.

4.1. Na década de 70, duas novas áreas de atuação da Psicologia no campo da saúde: Medicina Comportamental e a Psicologia da Saúde.

5. Na década de 80, começa a se desenvolvimento da Psicologia Social da Saúde, que aponta para “variáveis psi-cossociológicas que influenciam os processos saúde-doença"

5.1. *Atuação interdisciplinar; *orientação/ caráter educativo da assistência; *Promoção da saúde individual, grupal e comunitária; *Perspectiva multidisciplinar, com ênfase em equipes multiprofissionais e interdisciplinares; * O enfoque curativa e preventivo. Martins; Júnior, 2001, p. 38).

5.2. A intervenção do psicólogo no campo da saúde poderia ocorrer em instituições diversas: Educacionais, hospitalares ou ainda, em qualquer tipo de instituição.

5.3. O papel da psicologia é atuar na sociedade prevenindo e intervindo terapeuticamente na promoção de saúde, por meio do trabalho e da pesquisa.

6. Proposta de integrar no século XX Psicologia e medicina.