Ginástica Rítmica

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Ginástica Rítmica por Mind Map: Ginástica Rítmica

1. GR no Brasil

1.1. - A Ginástica Rítmica foi introduzida no Brasil pela prof. Ilona Peuker, da Hungria, que chegou na Cidade do Rio de Janeiro na década de 1950, quando ministrou vários cursos para profissionais da educação.

1.2. - O Brasil participou pela primeira vez em um campeonato mundial de GR com uma ginasta daquele grupo, a ginasta Daise Barros em 1971 na cidade de Copenhagen, Dinamarca. 

1.3. - Com a criação da Confederação Brasileira de Ginástica, no ano de 1978, esta modalidade começou a evoluir devido ao apoio recebido, resultando na classificação de ginastas para disputarem Jogos Olímpicos: a ginasta Rosane Favilla foi a primeira brasileira a participar dos Jogos Olímpicos, em 1984, Los Angeles, USA, com exercícios individuais. Em 1988, na Olimpíada se Seul, Coréia, a ginasta Marta Cristina Schonhorst esteve presente realizando exercícios individuais.

1.4. o Brasil foi finalista, obtendo o resultado de 8º lugar.

2. História da GR

2.1. - tudo começou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não possuía regras específicas nem um nome determinado.

2.2. - várias escolas inovaram os exercícios tradicionais da Ginástica Rítmica, misturando -os com música.

2.3. - em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos.

2.4. - A partir de 1963 começaram a ser realizados os primeiros campeonatos mundiais promovidos pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).

3. 5 aparelhos

3.1. Corda: o aparelho Corda para GR pode ser de sisal ou sintético, com o comprimento variando de acordo com o tamanho da ginasta. O exercício corporal predominante no aparelho corda é o salto.

3.2. Arco: o aparelho Arco para GR mede 80 a 90 cm de diâmetro e pesa no mínimo 300 gms. Não existe um exercício corporal predominante para o aparelho Arco. Deve haver um equilíbrio entre os exercícios apresentados: salto, equilíbrio, pivots, flexibilidade e ondas.

3.3. Bola: o aparelho Bola para a GR deve ter de 18 a 20 cm de diâmetro externo, pesar 400 gms no mínimo e ser de borracha. O exercício corporal predominante do aparelho Bola é a flexibilidade e ondas.

3.4. Maças: o aparelho Maças é composto de duas maças de 40 a 50 cm e ter 150 gms, no mínimo, cada uma. Cada maça deverá ter 3 cm, no máximo, na cabeça e poderá ser de madeira ou material sintético. O exercício corporal predominante do aparelho maças é o equilíbrio.

3.5. Fita: o aparelho Fita para a GR deve ter 6 metros no mínimo e pesar 35 gramas. A largura da Fita é de 4 a 6 cm e o material pode ser de cetim de qualquer qualidade. O estilete onde prende a Fita deve ter de 50 a 60 cm e a base deste estilete deve ter no máximo 1 cm de diâmetro. O exercício corporal predominante no aparelho Fita é o pivot.

4. Principais regras para a competição

4.1. A ginástica rítmica é um esporte feminino; Os formatos de disputa são: O coletivo e o individual. Na competição coletiva cerca de cinco ginastas se apresentam juntas Na competição individual as atletas tem uma base de tempo para a apresentação Os movimentos da ginástica rítmica se aliam com a dança e os instrumentos utilizados A apresentação dura 90 segundos A dança deve ser sincronizada com a música Dependendo da performance as atletas podem perder ou ganhar pontos A falta acontece quando ela não utiliza os instrumentos necessários, passa do tempo da apresentação, ou seja, não consegue finaliza-la. Os movimentos devem acontecer de forma correta para somar pontos. Vale notar que a ginástica rítmica propõe que os movimentos se desenvolvam a partir da elasticidade, da força da velocidade, da coordenação e por fim da resistência, fornecendo base para que a criança e o adolescente dominem de forma eficaz suas próprias funções do corpo, as colocando em prática através do exercício.