Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Nutrição por Mind Map: Nutrição

1. Digestibilidade

1.1. Capacidade do animal em utilizar seus nutrientes, em maior ou menor escala, sendo uma característica do alimento, e não do animal.

2. Metabolismo

2.1. Excreção

2.1.1. Processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo.

2.2. Digestão

2.2.1. Digestão é a transformação dos alimentos em substâncias menores capazes de serem absorvidas pelo organismo, realizada no aparelho digestório, por meio de dois tipos de processos: mecânico e químico.

2.3. Absorção

2.3.1. Processo pelo qual os nutrientes, em pequenas partes, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.

2.4. Catabolismo

2.4.1. Processo contínuo e compreende as reações que promovem a degradação das moléculas complexas em produtos mais simples, com a liberação de energia.

2.5. Anabolismo

2.5.1. Reações nas quais moléculas complexas são produzidas a partir de moléculas simples, é necessário o consumo de energia. O anabolismo é essencial, para o processo de crescimento e manutenção do organismo.

3. Dieta

3.1. Dieta balanceada

3.2. Conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente. Uma dieta alimentar balanceada é aquela que contém a quantidade adequada de alimentos necessários para garantir as demandas nutricionais.

3.3. Ração balanceada

3.3.1. Nutrientes em quantidade e proporções adequadas para atender às exigências orgânicas dos animais.

3.4. Suplemento alimentar

3.4.1. Podem ser compostos de todas as vitaminas e minerais e por isso são conhecidos como Multivitamínicos ou podem conter apenas determinadas substâncias. Servem para complementar a alimentação e não como forma de substituição.

4. Eficiência alimentar

4.1. É uma medida do quão bem os animais convertem os nutrientes consumidos em produtos comercializáveis: leite, carne e etc.

5. Ingredientes

5.1. Aditivo

5.1.1. Substância adicionada com a finalidade de melhorar o desempenho, passível de ser utilizada sob determinadas normas e desde que não deixe resíduo no produto de consumo.

5.2. Minerais orgânicos

5.2.1. Desempenham um papel crítico nas funções metabólicas, ajudam na função imunológica e no desempenho reprodutivo. Os minerais também são essenciais para suportar vários sistemas enzimáticos.

5.3. Enzimas exógenas

5.3.1. Hidrolisam frações especificas dos nutrientes, onde as enzimas endógenas não são capazes de agir, além de aumentar a digestibilidade da dieta como amido e proteínas.

6. Envolve o estudo das exigências nutricionais visando atender as necessidades em determinados nutrientes, específico para uma animal visando à sua saúde e sanidade.

7. Alimento

7.1. Substâncias sólidas ou líquidas que nutrem os seres humanos, as plantas ou os animais. permite a regulação e a manutenção das funções do metabolismo.

7.2. Alimentação animal

7.2.1. Desempenha um papel de liderança na indústria global de alimentos, sendo o maior e mais importante componente para garantir proteínas animais seguras e acessíveis.

7.3. Nutriente

7.3.1. Nutrientes essenciais

7.3.1.1. Compostos que o corpo não pode produzir ou não pode produzir em quantidade suficiente, são vitais para a prevenção de doenças, crescimento e boa saúde.

7.3.1.1.1. Macronutrientes

7.3.1.1.2. Micronutrientes

7.3.1.1.3. Água

7.3.2. Componente de um alimento, uma entidade química, que entra no metabolismo celular e concorre para manutenção da vida.

8. Ração

8.1. Alimentos concentrados

8.1.1. Pouco teor de fibra bruta na matéria seca e podem ser classificados como proteicos ou energéticos.

8.1.1.1. Proteicos

8.1.1.1.1. Possuem mais de 20% de proteína na matéria seca, como é o caso das tortas de algodão, de soja etc.

8.1.1.2. Energéticos

8.1.1.2.1. Possuem menos de 20% de proteína na matéria seca, alta concentração de nutrientes, principalmente carboidratos de reserva e gordura, como é o milho, triguilho, farelo de arroz etc.

8.2. Alimentos volumosos

8.2.1. Contêm alto teor de fibra bruta e baixo valor energético. São as pastagens, mantem a flora do rúmen e são fonte de cálcio e microminerais.

8.3. Fração, porção ou um pedaço de um alimento que é servido a uma pessoa em uma refeição. Ração animal é o alimento dado para animais.

9. Exigência nutricional

9.1. Quantidade diária de um nutriente que o animal deve ingerir para alcançar determinado nível de produção.

10. Deficiência nutricional

10.1. É a falta ou insuficiência de nutrientes que debilita e atrasa o desenvolvimento e a produção. Quadro agudo de fácil resolução.

10.2. Carência nutricional

10.2.1. É uma deficiência nutricional prolongada, quadro cronico, onde o animal já começa a apresentar sinais clínicos. começa a afetar os órgãos e os sistemas e torna-se mais difícil e longo o tratamento.

11. Conversão alimentar

11.1. É uma medida de produtividade animal que é definida pelo consumo total de ração, dividido pelo seu peso médio.