NUTRIÇÃO: Compreende os mecanismos pelos quais os seres vivos recebem e utilizam os nutrientes n...

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
NUTRIÇÃO: Compreende os mecanismos pelos quais os seres vivos recebem e utilizam os nutrientes necessários à vida. por Mind Map: NUTRIÇÃO: Compreende os mecanismos pelos quais os seres vivos  recebem e utilizam os nutrientes necessários à vida.

1. DIGESTABILIDADE: Qualidade daquilo que pode ser digerido sem causar danos ao organismo.

2. DIETA: cota habitual de alimentos sólidos e líquidos que uma pessoa ingere - Controlar o consumo de alimentos e bebidas com intenção de perder, ganhar ou manter o peso.

3. DIETA BALANCEADA: quantidades necessárias de calorias, vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas, lipídeos (gorduras) e a ingestão hídrica para manutenção do organismo - Vida Saudável com comida de verdade pouca gordura - ingestão de frutas, legumes, verduras e cereais - Nutrientes que fazem bem para o nosso organismo.

4. NUTRIENTES ESSENCIAIS: São compostos que o corpo não pode produzir ou não pode produzir em quantidade suficiente. ÁGUA - MINERAIS - VITAMINAS - GORDURAS - PROTEÍNAS - CARBOIDRATOS.

5. MINERAIS ORGÂNICOS: São íons metálicos ligados quimicamente a uma molécula orgânica formando estruturas com características únicas de estabilidade e de alta biodisponibilidade mineral

6. CONCENTRADO ENERGÉTICO: São considerados concentrados energéticos os alimentos que possuem menos de 18% de fibra e menos de 20% de proteína bruta na matéria seca.

7. CONCENTRADOS PROTEICOS: São considerados concentrados proteicos os alimentos que possuem menos de 18% de fibra e mais de 20% de proteína bruta na matéria seca.

8. ALIMENTOS CONCENTRADOS: São aqueles com menos de 18% de fibra bruta na matéria seca e podem ser classificados como protéicos (quando têm mais de 20% de proteína na matéria seca), como é o caso das tortas de algodão, de soja etc., ou energéticos (com menos de 20% de proteína na matéria seca) como é o milho, triguilho, farelo de arroz etc.

9. ALIMENTO VOLUMOSO: São aqueles que possuem teor de fibra bruta superior a 18% na matéria seca, como é o caso dos capins verdes, silagens, fenos, palhadas etc.

10. ALIMENTO ANIMAL: Alimentos provenientes de animais. Ex: carne, ovos, leite, mel, etc.

11. DIGESTÃO: Compreende processos químicos e físicos responsáveis pela transformação do alimento em seus nutrientes, e os mecanismos de transporte até as células do intestino.

12. NUTRIENTES: Compostos químicos orgânicos e inorgânicos que participam diretamente dos processos metabólicos e são fornecidos pelos alimentos.

13. INGREDIENTES: Substâncias que serão utililizadas na preparação de algum alimento.

14. ALIMENTOS: Substâncias que quando ingeridas, são aproveitadas e fornecem os nutrientes necessários para os animais.

15. ABSORÇÃO: A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.

16. EXCRESSÃO: Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo.

17. ENZIMAS EXÓGENAS: Complementos para aumentar a digestibilidade de frações de um alimento em uma dieta.

18. CARÊNCIA NUTRICIONAL: É a carência de vitaminas essenciais para exercer as funções fisiológicas do corpo.

19. DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL: Expressam a carência dos nutrientes indispensáveis para a saúde humana.

20. ADITIVOS ALIMENTARES: São substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor, melhorar a sua aparência, aroma ou prolongar o seu tempo de conservação.

21. EXIGÊNCIA NUTRICIONAL : É definida como a quantidade diária de um nutriente que o animal deve ingerir para alcançar determinado nível de produção.

22. SUPLEMENTO ALIMENTAR: Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.

23. CONVERSÃO ALIMENTAR: E uma medida de produtividade animal que é definida pelo consumo total de ração, dividido pelo seu peso médio. Os dois índices diretos que têm maior influência no custo de produção são sem dúvida, o peso médio e a conversão alimentar.

24. METABOLISMO: Conjunto de reações catabólicas e anabólicas que permitem o funcionamento normal das células e consequentemente da vida do animal.

25. EFICIENCIA ALIMENTAR: A eficiência alimentar é uma medida de quão bem os animais convertem os nutrientes consumidos em produtos comercializáveis: leite, carne e bezerros, ovos, etc.

26. RAÇÃO: é o nome que se dá ao alimento dos animais.

27. RAÇÃO BALANCEADA: E aquela que contém nutrientes em quantidade e proporções adequadas para atender às exigências orgânicas dos animais.

28. ANABOLISMO: refere-se ao processo que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso.

29. CATABOLISMO: é o conjunto de reações envolvidas na degradação ou quebra de moléculas complexas em moléculas menores. Esse processo geralmente fornece energia para o organismo.