Fundamentos da contabilidade

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Fundamentos da contabilidade por Mind Map: Fundamentos da contabilidade

1. Introdução a contabilidade

1.1. Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma empresa, como por exemplo, dinheiro em Caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias, Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc. Já o Passivo representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve; as dívidas que ela contraiu, como por exemplo, fornecedores, impostos a pagar. Por fim, o Patrimônio Líquido é o valor aplicado pelos proprietários do patrimônio na empresa.

1.2. Razonetes

1.2.1. Ferramenta utilizada para demonstrar o credito e o debito, lançamentos contareis onde mostra o que a empresa deve pagar e o que tem em caixa.

2. Demonstrativos contábeis

2.1. As demonstrações contábeis obrigatórias são: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ; Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido ; Demonstração dos Fluxos de Caixa.

2.2. Situação Liquida do Patrimônio

2.2.1. Ativo =passivo+patrimônio liquido: Positiva ou superavitária. Sendo assim A=P+PL.

2.2.2. Ativo = Patrimônio liquido (sendo passivo=0 sendo o passivo igual a zero.A= PL

2.2.3. Ativo igual a passivo sendo PL=0 é uma situação nula ou compensada. A= P

2.2.4. Ativo +patrimônio liquido = passivo è uma situação desfavorável , negativa ou deficitária. A+PL =P

3. Contabilidade Gerencial

3.1. A contabilidade gerencial pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira, a de custos e a análise das demonstrações contábeis, que, quando combinados, fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão nas empresas.

3.1.1. Escrituração contábil

3.1.1.1. A escrituração contábil é uma técnica de controle patrimonial baseado no registro cronológico de todos os fatos contábeis que ocorrem em uma organização. O objetivo por trás dessa técnica é permitir que uma empresa possa controlar o seu patrimônio da melhor forma possível – auxiliando na gestão do negócio.