Sistema Locomotor

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Sistema Locomotor por Mind Map: Sistema Locomotor

1. Sistema Articular

1.1. Classificação estrutural (De acordo com o tecido de ligação.)

1.1.1. Sinovial

1.1.2. Ossos não estão diretamente unidos; possuem uma cápsula que liga as extremidades dos ossos e delimita a cavidade articular, que está cheia de líquido sinovial, o qual possui grande quantidade de ácido hialurônico

1.1.3. Fibrosa

1.1.4. Os ossos são unidos com tecido conjuntivo fibroso denso Exemplos: a articulação do crânio (sutura), dos dentes e do maxilar, da tíbia e da fíbula.

1.1.5. Cartilaginosa

1.1.6. Os ossos são unidos por cartilagem (articulações costocondrais); primária - sincondrose (composta por cartilagem hialina), secundária - sínfise (a cartilagem hialina cobre os ossos, mas é a fibrocartilagem que os liga).

1.2. Classificação funcional (De acordo com o movimento.)

1.2.1. Sinovial

1.2.2. Ossos não estão diretamente unidos; possuem uma cápsula que liga as extremidades dos ossos e delimita a cavidade articular, que está cheia de líquido sinovial, o qual possui grande quantidade de ácido hialurônico

1.2.3. Fibrosa

1.2.4. Os ossos são unidos com tecido conjuntivo fibroso denso Exemplos: a articulação do crânio (sutura), dos dentes e do maxilar, da tíbia e da fíbula.

1.2.5. Cartilaginosa

1.2.6. Os ossos são unidos por cartilagem (articulações costocondrais); primária - sincondrose (composta por cartilagem hialina), secundária - sínfise (a cartilagem hialina cobre os ossos, mas é a fibrocartilagem que os liga).

1.2.7. Sinartrose

1.2.8. Inflexíveis. As duas superfícies ósseas são praticamente contínuas, separadas apenas por uma camada de tecido conjuntivo ou cartilaginoso. Apresentam pouca ou nenhuma mobilidade (articulações fibrosas). Exemplos: articulação do crânio, maxilar, tíbia e fíbula.

1.2.9. Anfiartrose

1.2.10. Semimóveis. Possuem cartilagens entre os ossos e permitem movimentos que evitam o desgaste dos ossos, auxiliando no deslizamento de uns sobre os outros a partir dos diferentes movimentos do corpo. Exemplos: ossos do quadril e vértebras. Têm alguma mobilidade (principalmente articulações cartilaginosas).

1.2.11. Diartrose

1.2.12. Flexíveis. Possuem bolsas sinoviais com líquido sinovial que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.

1.3. Classificação funcional (De acordo com os eixos.)

1.3.1. f

1.3.1.1. Uniaxial

1.3.1.2. O deslizamento ocorre ao longo de um único eixo.

1.3.1.3. Biaxial

1.3.1.4. Move-se ao longo de dois eixos distintos.

1.3.1.5. Multiaxial

1.3.1.6. Move-se ao longo dos três eixos.

2. Sistema Esquelético

2.1. Esqueleto Axial

2.1.1. OSSOS DA CABEÇA = (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior)

2.1.2. COLUNA = 7 vertebras cervicais a primeira chama atlas e a segunda áxis, 12 Torácicas, 5 Lombares, 5 Sacrais, 4 coccígeas.

2.1.3. TÓRAX = 12 Pares de costelas, 7 verdadeiras, 3 Falsas, 2 Flutuantes.

2.2. Esqueleto Apendicular

2.2.1. MEMBROS SUPERIORES = úmero, ulna e rádio (ossos do antebraço), carpos (ossos do punho), metacarpos (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos). Cintura escapular: clavícula e pela escápula

2.2.2. MEMBROS INFERIORES = fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos). Cintura pélvica: A cintura pélvica é constituída pelos ossos do quadril, também chamados de ossos pélvicos.

3. Sistema Muscular

3.1. Músculos Abdominais

3.1.1. Músculos

3.1.2. Região anterolateral do abdome: Músculos abdominal, oblíquo externo do abdome, oblíquo interno do abdome, transverso abdominal e piramidal.

3.1.3. Região posterior: Quadrado lombar e músculo iliopsoas (que são comuns aos músculos do quadril e ao membro inferior).

3.1.4. Região superior: Músculo diafragma.

3.1.5. Região inferior: Levantador do ânus e o isquiococcígeo.

3.2. Membros

3.2.1. Membros Superiores

3.2.1.1. Músculos

3.2.1.2. Músculos do ombro: Peitoral maior e menor, subescapular, deltóide, supra e infraespinhal, redondo maior e menor, latíssimo do dorso.

3.2.1.3. Músculos anteriores do braço: Bíceps braquial, coracobraquial, braquial e músculos posteriores do braço: tríceps braquial, ancôneo.

3.2.1.4. Músculos anteriores do antebraço: Pronador redondo, flexor radial do carpo, palmar longo, flexor superficial dos dedos, flexor ulnar do carpo, flexor profundo dos dedos, flexor longo do polegar, pronador quadrado.

3.2.1.5. Músculos laterais do antebraço: Braquiorradial, Extensor Radial Longo do Carpo, Extensor Radial Curto do Carpo.

3.2.1.6. Músculos dorsais do antebraço: Extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo, extensor ulnar do carpo, supinador, extensor longo do polegar, extensor do indicador, abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar.

3.2.2. Membros Inferiores

3.2.2.1. Músculos

3.2.2.2. Grupo muscular anterior: ilíaco, psoas maior e o psoas menor.

3.2.2.3. Grupo muscular posterior superficial: três músculos glúteos (glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo), e o tensor da fáscia lata.

3.2.2.4. Grupo muscular posterior profundo: piriforme, o obturador interno, o obturador externo, o gêmeo superior, o gêmeo inferior e o quadrado femoral.

3.3. Mão

3.3.1. Músculos

3.3.2. Grupo tenar: abdutor curto do polegar, adutor do polegar, flexor curto do polegar, opositor do polegar;

3.3.3. Grupo hipotenar: abdutor do dedo mínimo, flexor do dedo mínimo, opositor do dedo mínimo, palmar curto;

3.3.4. Grupo metacarpal: lumbricais, interósseos palmar, interósseos dorsais.

3.4. Quadril e pelve

3.4.1. Músculos

3.4.2. Grupo muscular anterior: ilíaco, psoas maior e o psoas menor.

3.4.3. Grupo muscular posterior superficial: três músculos glúteos (glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo), e o tensor da fáscia lata.

3.4.4. Grupo muscular posterior profundo: piriforme, o obturador interno, o obturador externo, o gêmeo superior, o gêmeo inferior e o quadrado femoral.

3.5. Coxa

3.5.1. Músculos

3.5.2. Grupo anterior (frente da coxa): o sartório e o quadríceps femoral (grande músculo constituído em quatro músculos menores, chamados reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio);

3.5.3. Grupo medial (metade da coxa): pectíneo, o adutor magno, o adutor mínimo, o adutor longo, o adutor curto e o grácil, são chamados de adutores da coxa.

3.6. Perna

3.6.1. Músculos

3.6.2. Grupo anterior: tibial anterior, extensor longo do hálux, extensor longo dos dedos e o fibular/peroneal terceiro;

3.6.3. Grupo posterior: sete músculos no total, divididos nos grupos superficial e profundo. Os superficiais são o gastrocnêmio, o sóleo e o plantar (que juntos formam o tríceps sural) e os profundos são o poplíteo, tibial posterior, flexor longo dos dedos e flexor longo do hálux;

3.6.4. Grupo lateral: fibular/peroneal longo e curto.

3.7. tornozelo e pé

3.7.1. Músculos

3.7.2. Grupo central; está localizado no compartimento central do pé: flexor curto dos dedos, quadrado plantar, lumbricais, interósseos plantares e interósseos dorsais;

3.7.3. Grupo lateral: adutor do dedo mínimo, flexor curto do dedo mínimo e opositor do dedo mínimo;

3.7.4. Grupo medial: abdutor do hálux, adutor do hálux e flexor curto do hálux;

3.7.5. Grupo dorsal: extensor curto dos dedos e extensor curto do hálux.