Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Paulo Freire por Mind Map: Paulo Freire

1. O aluno constrói o caminho do senso comum para uma visão crítica da realidade

2. Colocando o educando como sujeito de sua aprendizagem, Freire propunha uma ação educativa que não negasse sua cultura, mas que fosse transformando através do diálogo.

3. A educação de adultos impõe-se como instrumento de conquista da cidadania.

4. O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 60

5. Na sociedade contemporânea, a educação é condição indispensável para que o sujeito exerça a sua cidadania

6. Analfabetismo uma das expressões concretas de uma realidade social injusta

7. O professor é o incentivador de seus alunos, mostrando a eles sempre a importância de buscar o conhecimento e de compreender seus direitos como cidadãos, para que venham a se tornar indivíduos autônomos e conscientes

8. Enquanto sistematizadora das experiências dos alunos e transmissora de um saber organizador, agindo, ainda, como elemento propulsor das mudanças necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e participativa.

9. Ela possibilita ao indivíduo jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extra-escolar e na própria vida.