SISTEMA LOCOMOTOR

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
SISTEMA LOCOMOTOR por Mind Map: SISTEMA LOCOMOTOR

1. Sistema Esquelético

1.1. Classificação dos ossos

1.1.1. longos ou tubulares

1.1.2. curtos

1.1.3. planos ou laminares

1.1.4. sesamoides

1.1.5. pneumáticos

1.1.6. irregulares

1.2. Função

1.2.1. Tem como função principal promover movimentação, células sanguíneas proteger os órgãos e funcionar com reserva de minerais. Sabendo-se que a movimentação só é possível em conjunto com nossas articulações e músculos.

1.3. Exemplo:

1.3.1. O sistema locomotor tem como exemplo, todos os ossos do corpo que compõem o esqueleto humano, desde o crânio até os ossos que encontram-se nos pés , um dos exemplos que podemos citar são os ossos do esqueleto axial na parte central do corpo, ou proximal da linha média, onde é o eixo vertical do corpo. Os que compõem essa parte do esqueleto são: cabeça ( crânio e ossos da face ) a coluna vertebral e suas vértebras. A outra parte da separação do corpo seria o esqueleto apendicular, formado pela cintura, membros superiores e inferiores.

2. Sistema Muscular

2.1. Função

2.1.1. Tem como função principal preencher e sustentar o esqueleto humano e seus órgãos, além de reproduzir a movimentação corporal, em deslocamento físico ou até mesmo movimentação interna dos órgãos.

2.2. Classificação dos Músculos

2.2.1. Não Estriados

2.2.1.1. Apresentam contrações involuntárias, lentas e encontram-se no sistema digestório e respiratório, bem como algumas estruturas ocas; intestino delgado e bexiga. Uma das características marcantes é a falta de estriações, algo presente nos outros tipos de muúsculos.

2.2.2. Estriado Esquelético

2.2.2.1. Estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem movimentos completamente voluntárias, com contrações conscientes. O termo "estriado" está diretamente ligado às bandas claras e escuras presentes neste tipo de músculo, dispostas de maneira alternada quando observadas em microscopia óptica.

2.2.3. Estriado Cardíaco

2.2.3.1. Como o próprio nome indica, são exclusivos do coração, possuem aparência estriada, semelhante ao esquelético, porém apresentam contrações involuntárias e vigorosas.

2.3. Exemplo:

2.3.1. Musculatura as pernas, pés, mãos e braços. O músculo estriado cardíaco é o miocárdio, onde o mesmo promove os batimentos cardíacos.

3. Sistema Articular

3.1. Função

3.1.1. Popularmente conhecido com "juntas", possuem duas principais funções; manter os ossos juntos e permitir os movimentos do esqueleto. Graças às articulações em conjunto com os demais sistemas, temos um corpo estável, que consegue por exemplo nos manter em postura ereta.

3.2. Classificação das Articulações

3.2.1. Fibrosas

3.2.1.1. Suturas

3.2.1.1.1. Articulações típicas do crânio. Após o nascimento observa-se grande quantidade conjuntiva de tecido fibroso entre os ossos do crânio. Durante o desenvolvimento do crânio, ocorrem calcificações desse tecido, portanto, essa é uma articulação imóvel.

3.2.1.2. Sindesmoses

3.2.1.2.1. Nessas articulações, há um pouco de movimento. Localizada por exemplo, na articulação tibio-fibular inferior.

3.2.1.3. Gonfoses

3.2.1.3.1. Essa é aquela encontrada entre a raiz do dente e o alvéolo. Alguns autores não a consideram como articulação, pois os dentes não fazem parte do esqueleto.

3.2.2. Cartilaginosas

3.2.2.1. Sincondroses

3.2.2.1.1. Neste tipo de articulações, as peças ósseas encontram-se unidas por cartilagem hialina e possuem movimentos limitados. Pode-se citar por exemplo, a articulação presente entre a primeira costela junto ao osso esterno.

3.2.2.2. Sínfises

3.2.2.2.1. Neste tipo encontramos cartilagem fibrosa. Também possui mobilidade reduzida. Podem ser observadas nos ossos do quadril, onde os mesmos formam a sínfise púbica.

3.2.3. Sinoviais

3.2.3.1. Essas articulações apresentam como maior característica a capacidade de movimentação. Onde observa-se uma cápsula que liga as extremidades ósseas e delimita as cavidades articulares, que são cheias de líquidos. Denominado de líquido sinovial, o mesmo possui grande quantidade de ácido hialurônico, o qual lubrifica as superfícies da articulação.