Redes Sociais

Just an initial demo map, so that you don't start with an empty map list ...

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Redes Sociais por Mind Map: Redes Sociais

1. O que são as redes Sociais ?

1.1. Redes sociais são meios de conectar com outras pessoas na internet. São locais onde se podem partilhar interesses, motivações, valores e objectivos comuns. Cada pessoa tem o seu próprio perfil onde pode indicar os seus gostos, interesses, hobbies etc. Aqui também podemos partilhar conteúdos tais como páginas, links, ficheiros multimédia como fotografias e vídeos, aqui podemos também escolher quais as pessoas com quem queremos partilhar estes conteúdos. As redes sociais não são mais que uma forma de interacção e integração entre pessoas.

2. Importância das TIC na sociedade

2.1. As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos. A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual actual. A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa. A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas. A principal forma de interacção com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direccionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.

3. Evolução das TIC

3.1. O contributo das TIC para a desburocratização e transparência aumenta a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida do cidadão. Os resultados relativo à disponibilização de serviços on-line e à qualidade da sua prestação demonstram claramente que Portugal esta ainda a dar os primeiros passos na importância do papel das TIC enquanto instrumento potenciador da mudança e promotor da modernização pelos serviços administrativos, na cidadania e da racionalidade económica.

4. Redes sociais - contributos para a sociedade

4.1. Cada vez mais cedo, as redes sociais começam a fazer parte do cotidiano dos alunos das escolas e dos jovens e essa é uma realidade constante. Mais do que simplesmente entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação para auxiliar no seu trabalho e nas salas de aula, desde que sejam bem utilizadas. As redes sociais têm ajudado muito na globalização tanto para empresas como para um ser humano normal. Através das redes sociais uma empresa abrange mais mercados no mundo, pode divulgar os seus produtos, as suas marcas e pode vender além fronteiras porque através da sua página na internet pode propagar as imagens dos seus produtos e o vendedor pode ver e escolher o que quer e o q mais gostar. E também veio facilitar a vida ao Homem porque o ajudou a contactar com qualquer pessoa que está do outro lado do mundo, veio abrir novas portes e novos horizontes.

5. Alguns exemplos de redes sociais.

5.1. Facebook

5.2. Twitter

5.3. Hi5, Amiguinhos, Google+...

6. Desvantagens

6.1. A exposição das suas preferências e dos seus costumes;

6.2. A exposição das suas fotos;

6.3. Podem utilizar as suas informações pessoais;

6.4. A circulação de vírus nas redes sociais;

6.5. A utilização das suas fotos para sites mal-intencionados

6.6. Podem roubar a sua senha e fazer-se passar por essa pessoa e enviar mensagens falsas;

7. Vantagens

7.1. Manter contacto com amigos ou familiares que estão longe;

7.2. A comunicação com outras pessoas (fazer novos amigos);

7.3. Ferramentas importantes para o aumento da visibilidade de uma marca e da credibilidade das empresas;

7.4. Ofertas de emprego.

8. Perigos das redes sociais

8.1. Hoje em dia cada vez mais jovens usam a internet e é onde passam a maior parte do seu tempo quando estão em casa. O contacto com a internet inicia-se cada vez mais cedo nos adolescentes até mesmo dos pré-adolescentes, muito desse tempo é passado a jogar jogos on-line ou nas redes sociais como o Facebook, o Twitter, o MySpace entre outros. Mas muitas das vezes algumas destas “pesquisas” torna-se perigosa para o jovem. Hoje em dia muitos jovens menores de 18 anos alguns ate mesmo de 10/11 anos usufruem da internet e das redes sociais de forma inapropriada porque colocam dados pessoais, colocam fotografias da família por vezes dão mesmo o próprio contacto pessoal e sem saberem estão a colocar em perigo a própria vida. Quase todos os jovens já têm a sua própria página no Facebook, Twitter etc. Ao fazerem isto estão a expor demasiado a própria vida porque muitas pessoas em todo o mundo podem ver as suas fotografias os seus dados e isso pode levar a conversas impróprias nas redes sociais ou quando quebram as barreiras e combinam encontros com alguém que está do outro lado do computador que diz ser alguém que na realidade não é, e isso pode trazer graves problemas para o jovem e mesmo para a família, porque muitos desses “encontros” podem acabar em violações, raptos todo o tipo de crime. Muitos jovens não acreditam que isso possa acontecer ao colocarem fotografias na sua página, mas podem ser assediados por desconhecidos.