Danças e Ritmos Brasileiros

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Danças e Ritmos Brasileiros por Mind Map: Danças e Ritmos  Brasileiros

1. Jongo

1.1. Jongo é uma dança africana trazida para o Brasil pelo tráfico de escravos. Antigamente mulheres e crianças não podiam participar do jongo. Ele é cantado e dançado acompanhado de Berimbaus, Violas e Pandeiros.

1.2. Saiba mais

2. Ciranda

2.1. Ciranda é uma dança de origem em pernambucana, é dançada em uma grande roda em ao ritmo lento e repetitivo marcado pela Zabumba, Bumbo, Ganzá, ente outros membranofones.

2.2. Saiba mais

3. Samba

3.1. O samba tem origem africana. Esse é um estilo musical onde normalmente são empregados instrumentos como : tambores (Membranofones) , além de também, utilizarem cordofones, como; cavaquinho e violão. Existem vários tipos de samba; Samba Enredo, Samba de partido alto, Samba Canção, Samba Exaltação, entre outros ...

3.2. Saiba mais

4. Maracatu

4.1. Maracatu é um ritmo de origem pernambucana, também conhacido por Baque Virado ou Maracatu Nação. É conhecido por sua percussão forte, onde se tem alfaias, caixas, ganzás e gonguê.

4.2. Saiba mais

5. Bumba meu boi

5.1. O bumba meu boi surgiu no nordeste brasileiro e é uma dança de humanos e animais sobre a ressurreição de um boi. Usam-se instrumentos de percussão como; Tambores, Maracas e Pandeiros.

5.2. Saiba mais

6. Cateretê

6.1. Cateretê é uma dança de origem rural brasileira e temcaracteristicas africanas. Ele é dançado em fileras, uma de mulheres e outra de homens, que batem palmas e pés de acodo com o ritmo da dança.

6.2. Saiba mais

7. Frevo

7.1. O frevo é tipicamente Pernambucano. Os dançarinos de Frevo usam sombrinhas coloridas nas mãos para dançar.Os instrumentos usados nesse ritmo musical são normalmente de metais, como: Flautas, trompetes, etc.Mas também são empregados os instrumentos de percussão, como: Tambores. Existem também alguns tipos de Frevo: Frevo de rua,Frevo Canção e Frevo-De-Bloco.

7.2. Saiba Mais