Danças e Ritmos Brasileiros

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Danças e Ritmos Brasileiros por Mind Map: Danças e Ritmos Brasileiros

1. O Bumba Meu Boi é uma festa celebrada no nordeste do Brasil. Lendas foram criadas sobre a origem da festa mas nenhuma dessas tem fundamento histórico. O primeiro registro sobre da festa é de 1840, pelo jornal de Recife.

1.1. Olhe um pouco da dança em : http://www.youtube.com/watch?v=wSNlF0YIIsg

2. Cateretê

2.1. Cateretê é uma dança tipicamente rural brasileira conhecida a bastante tempo. Seu nome é tupi e a dança apresenta características africanas. É dançado em duas filas, uma de homens e outra de mulheres.

2.1.1. Veja o ritmo em :https://www.youtube.com/watch?v=4p4GBSc8pF0

3. Frevo

3.1. O Frevo é uma dança brasileira e ritmo musical originada em Pernambuco. O ritmo é uma mistura de maxixe, marcha e alguns elementos da capoeira. O ritmo foi declarado pelo patrimonio cultural imaterial da humanidade em 2012

3.1.1. Veja o frevo em: https://www.youtube.com/watch?v=51z5kBQQR5g

4. Samba

4.1. O Samba é visto como uma das principais danças típicas populares brasileiras. A dança foi originada do Jongo. O ritmo foi trazido para o Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX por escravos africanos que ficaram na capital do Império.

4.1.1. Saiba mais sobre o ritmo em :http://www.youtube.com/watch?v=n4tI-eA7tX0

5. Bumba Meu Boi

6. Jongo

6.1. O Jongo influiu diretamente na criação do Samba Carioca, essa manifestação cultural de africanos está diretamente associada à cultura africana no Brasil. O primeiro encontro de jongueiro aconteceu em 1996 em Santo Antônio de Pádua, RJ.

6.1.1. Veja mais da dança em: http://www.youtube.com/watch?v=jXbEhFrNXMM

7. Ciranda

7.1. Ciranda é uma dança e música típica de Pernambuco. Esse ritmo foi orginadado na região Nordeste, mais preciosamente na região de Itamaracá, pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando que seus maridos chegassem do mar. Caracteriza-se pela prática da dança em uma grande roda, geralmente em praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de um ritmo lento e repetido.

7.1.1. Veja um pouco da ciranda em: http://www.youtube.com/watch?v=UvNru-FXDxA

8. Maracatu

8.1. O Maracatu é formado por uma percussão que acompanha um cortejo real. O ritmo é uma manifestação cultural da música folclórica afro - brasileira.

8.1.1. Veja o maracatu em: http://www.youtube.com/watch?v=vwBMRf_curM