Ritmos de Danças Brasileiras

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Ritmos de Danças Brasileiras por Mind Map: Ritmos de Danças Brasileiras

1. Cateretê

1.1. O cateretê tem origem indígena e depois foi aproveitada pelo padre Anchieta nas festas católicas.A dança é formada por homens e mulheres que ficam de um lado homens e mulheres do outro.O som surge da batida de pés e mãos e é acompanhada por duas violas.

1.2. http://www.youtube.com/watch?v=4p4GBSc8pF0

2. Frevo

2.1. O Frevo é um ritmo musical e uma dança que surgiram em Pernambuco, misturado com marcha maxixe e tem elementos da capoeira.O frevo surgiu de compositores de musica ligeira, feita para o carnaval.A dança pode ser de duas formas:quando a multidão dança ou quando passistas realizam os passos mais difíceis. Seus instrumentos são : saxofones, trombones, taróis, surdos e outros.

2.2. http://www.youtube.com/watch?v=jqmkcA22csg

3. Maracatu

3.1. O Maracatu é um musical brasileiro criado em Pernambuco, a sua origem é das congadas,cerimônias de coroação de reis e rainhas da nação negra.Ele tem uma percussão forte e um ritmo frenético formado por: tambores, caixas,taróis,ganzás e gonguê.A sua dança tem uma mistura da cultura indigena e européia,tem uma característica religiosa. Os dançarinos representam personagens da história como reis e rainhas.

3.2. http://www.youtube.com/watch?v=kcD7lFzodBw

4. Bumba meu boi

4.1. O Bumba meu Boi surgiu na Nordeste do Brasil.É uma dança do folclore brasileiro, que tem personagens humanos e animais fantásticos.A dança gira em torno do boi, enquanto ele morre e ressucita na história.Instrumentos usados são :maracá,matraca,tambores, e tamborinho.

4.2. http://www.youtube.com/watch?v=RW6teSdZ3qA

5. Ciranda

5.1. A ciranda surgiu no Nordeste pelas mulheres que esperavam seus maridos pescadores voltarem do mar.A ciranda é dançada com ritmo lento e repetido, e seus instrumentos são de percussão.A ciranda tem a caracteristica de formar uma roda grande em praias ou praças, seus passos podem ser simples ou coreografados.

5.2. http://www.youtube.com/watch?v=2oEr2cV7YbI

6. Samba

6.1. O Samba surgiu da mistura de ritmos brasileiros com os africanos.Os instrumentos usados no samba são:Tambor, tamborim, chocalho.O samba tem vários modos de se dançar, pode ser em dupla como o samba de gafieira,ou em um grupo grande como os de bloco ou nos desfiles de escola de samba.

6.2. http://www.youtube.com/watch?v=zwQjn5IJmSk

7. Jongo

7.1. O Jongo foi trazido para o Brasil por negros africanos.Os instrumentos usadosa no Jongo são:viola pandeiro tambores e o arco musical(que originou o berimbal). O Jongo é dançado em roda e com os pés descalços.

7.2. http://www.youtube.com/watch?v=zjjLum17fNs