Vertebrados

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Vertebrados por Mind Map: Vertebrados

1. Anfíbios

1.1. Quando adultos possuem quatro membros locomotores em forma de patas. A exceção é o grupo das cobras cegas.

1.2. Tem a pele fina, umida e permeavel

1.3. Quando adultos respiram por meio de pulmoes e pela pele

1.4. Os girinos respiram pelas brânquias

1.5. São ectotérmicos

1.6. Apresentam metamorfose

1.7. Classificação dos anfíbios

1.7.1. Anuros

1.7.1.1. Os anuros compõem o grupo mais diversificado de anfíbios , caracterizado por adultos sem cauda e em sua maioria terrestres. Apresentam quatro patas e as posteriores mais longas , adaptadas ao salto. O sapo , representado na imagem acima é um exempo de anuro.

1.7.2. Ápodes

1.7.2.1. Esses animais têm o corpo alongado. Ausência de patas , ou de qualquer tipo de membro locomotor.A maioria é terrestre e vive enterrada no solo. Seus representantes são conhecidos como cecílias ou cobras-cegas.

1.7.3. Urodelos

1.7.3.1. Possuem corpo e cauda alongados e quatro patas curtas . A maioria das espécies são aquáticas. Esse grupo inclui as salamandras

2. Peixes

2.1. CLASSIFICAÇÃO DOS PEIXES

2.1.1. Peixes ósseos

2.1.1.1. Os peixes ósseos têm a presença de um esqueleto ósseo . Apresentam opérculo , estrutura que protege as brânquias . Bexiga natatória , orgão em forma de bolsa , que pode ser preenchido com gases alterando na flutuação do animal e facilitando os movimentos de subida e descida na água . O atum representado na imagem acima é um exemplo de peixe ósseo

2.1.2. Peixes Cartilaginosos

2.1.2.1. Os peixes cartilaginosos possuem o esqueleto apenas de cartilagem. Apresentam escamas com o formato de dentículos. Não possuem opérculo, a água que entra pela boca passa pelas brânquias e sai do corpo pelos pares de fendas brânquiais.A bexiga natatoria esta ausente. O tubarão , que é representado na imagem acima, é um exemplo de peixe cartilaginoso.

2.2. Todos os peixes são aquáticos e vivem em ambientes marinhos ou de água doce.

2.2.1. Têm como membros locomotores nadadeiras

2.2.2. Corpo revestido por escamas

2.2.3. Respiram por brânquias

2.2.4. São ectotérmicos

2.2.5. Possuem linha lateral , orgão sensorial respoinável pela detecção de outros organismos e de obstáculos por meio da vibração na água

3. Répteis

3.1. Apresentam corpo corpo adaptado a ambientes secos, coberto por escamas ou placas córneas.

3.2. Possuem ovos com casca relativamente dura, que protege o embrião contra choques mecânicos e contra a perda de água.

3.3. São ectotérmicos.

3.4. Respiram por pulmões , mesmo os répteis aquáticos.

3.5. Classificação dos répteis

3.5.1. Escamados

3.5.1.1. Os escamados têm o corpo revestido por escamas . Precisam realizas mudas de pele ao longo da vida , para que possam crescer. O lagarto , representado na imagem acima , é um exemplo de escamado.

3.5.2. Crocodilianos

3.5.3. Quelônios

3.5.3.1. Dentes afiados e corpo revestido por placas córneas de queratina.O jacaré , representado na imagem acima , é um exemplo de crocodiliano .

3.5.3.2. Podem ser aquáticos ou terrestres. Tronco revestido por placas córneas fundidas , formando uma carapaça protetora.A tartaruga , representada na iamgem acima , é um exemplo de quelônio.

4. Aves

4.1. Apresentam corpo recoberto por penas .

4.2. São endotérmicos.

4.3. Respiram por pulmões.

4.4. Apresentam características que possibilitam o voo, como sacos aéreos , ossos pneumáticos e quilha.

4.5. Algumas espécies apresentam glândulas uropigianas que impermeabilizam as penas.

4.6. Possuem duas estruturas típicas relacionadas à digestão : o papo e a moela.

4.7. Classificação das aves

4.7.1. São classificadas em 27 ordens , entre elas , os passeriformes, os psitaciformes,os galiformes e os estrigiformes.

4.7.1.1. Passeriformes

4.7.1.1.1. Uma das ordens mais ricas em espécies de aves. Seus representantes correspondem aos chamados pássaros.O sabiá, representado na imagem acima, é um exemplo de passeriforme.

4.7.1.2. Psitaciformes

4.7.1.2.1. As aves dessa ordem são caracterizadas pelo seu bico curvo e forte. A arara, representada na imagem acima, é um exemplo de psitaciforme.

4.7.1.3. Galiformes

4.7.1.3.1. Ordem que compõem aves de grande importância econômica. Algumas espécies são utilizadas como alimento pelos seres humanos. A galinha , representada na imagem acima, é um exemplo de galiforme.

4.7.1.4. Estrigiformes

4.7.1.4.1. Caçadores noturnos, com olhos grandes e visão bem desenvolvida. A coruja,representada na imagem acima, é um exemplo de estrigiforme.

5. Mamíferos

5.1. São endotérmicos.

5.2. Respiram por pulmões, com o auxílio do diafragma, músculo exclusivo do grupo.

5.3. Apresentam diversas glândulas, entre elas as glândulas mamárias, as sudoríparas e as sebáceas.

5.4. Apresentam corpo recoberto por pelos e abaixo da pele uma camada de gordura.

5.5. Sua dentição varia e está relacionada ao tipo de alimentação.

5.6. Classificação dos mamífiros

5.6.1. Os mamíferos, de acordo com o tipo de reprodução podem ser divididos em três grandes grupos: Os monotremados, os marsupiais e os placentários

5.6.1.1. Monotremados

5.6.1.1.1. São os únicos mamíferos que põem ovos.O ornitorrinco, representado na imagem acima, é um exemplo de monotremado.

5.6.1.1.2. Seus filhotes nascem sem estar completamente desenvolvidos. Em muitas espécies as fêmeas apresentam marsúpio, bolsa externa na qual os filhotes completam o seu desenvolvimento.Inclui espécies da Australásia, como o canguru e o coalae espécies americanas, como os saruês e as cuícas. O coala, representado na imagem acima é um exemplo de marsupial.

5.6.1.2. Marsupiais

5.6.1.3. Placentários

5.6.1.3.1. São caracterizados pela presença da placenta, anexo embrionário pelo qual o embrião recebe os nutrientes da mãe. É o grupo mais diversificado dos mamíferos. O cavalo, representado na imagem acima, é um exemplo de placentário.