VERTEBRADOS

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Rocket clouds
VERTEBRADOS por Mind Map: VERTEBRADOS

1. OS PEIXES: todos são aquáticos e vivem em ambiente marinho ou de água doce; Possuem nadadeiras, a maioria dos peixes apresenta nadadeiras ventrais, dorsais e caudais; Apresentam o corpo coberto de escamas; Eles respiram através de brânquias, que são estruturas filamentosas e irrigadas por vasos sanguíneos nas quais ocorrem as trocas gasosas com a água; São ectotérmicos, pois dependem da energia de fontes extremas para controlar sua temperatura; E também possuem linhas laterais, que é um órgão sensorial que é estimulado por vibrações na água, possibilitando ao pexeis detectar as presas, predadores e etc...os peixes são separados em dois tipos: ÓSSEOS- grupo caracterizado pela presença de esquelto ósseos, eles apresentam escamas achatadas e suas brânquias são protegidas por um estrutura chamada opérculo e a maioria possi bexiga natatória; CATILAGINOSSO- grupo caracterizado pela presença de esqueleto apenas de cartilagem, eles não possuem opérculo,a água que entra pela boca passa pelas brânquias e sai do corpppo pelos pares de fendas brânquias, nesse grupo a bexiga natatória.

2. OS ANFÍBIOS: as primeiras etapas de desenvolvimento da maioria dos anfíbios ocorrem em ambientes aguaticos,quando adultos a maioria e terrestre; Quando adultos possuem quatro membros locomoteros , chamadas de patas; Tem pele fina, úmida, e permeável, a gases e a água; Os adultos respiram por meio de pulmões e pela pele, Os girinos são aquáticos e respiram principalmente por meio de brânquias; São ectotermicos; Apresentam metamorfose, ou seja, um conjunto de transformações que ocorrem em indivíduos jovens ate atingir a fase adulta e que alteram a forma e a estrutura do corpo. ANUROS: nao possuem caudas , possuem 4 patas ex: sapo e ras .APODES:nao possuem patas , e e tem um corpo alongado ex:cobra-cegas. URODELOS : apresentam corpo e cauda alongados , possuem 4 patas curtas ex:salamandra.

3. OS REPTEIS: São animais de ambiente terrestre; Apresentam corpo adptado a ambientes secos, com pele sem glândulas e coberta por escamas ou placas córneas de queratina; Põem ovos COM casca, relativamente dura, que protege o embrião contra choques mecânicos principalmente contra a perda de água; São ectotermicos; Respiram por pulmões . ESCAMADOS-sao caracterizados pelo corpo revestido por escamas.Necessitam realizar mudas na pela para poder crescer , ex: serpente e lagarto. CROCODILIANOS- possuem dentes afiados e corpo revestido por placas corneas de queratina,ex: jacare e crocodilo. QUELONIOS-podem ser aquaticos ou terrestres e possuem uma carapaca protetora ex:jabuti , tartaruga e cagados.

4. AS AVES: são endotermico, oviparos,possuem penas que auxiliam no voo e no manuseamento da temperatura.Possuem uma estrutura chamada moela localizada no estomago especializada na trituracao do alimento.Possuem papo ,que é uma dilatacao do esofago , no qual os alimentos sao armazenados e umidecidos.ADAPTACOES PARA O VOO: corpo fusiforme , presenca de ossos pneumaticos que sao ocos ,sao mais leves, e a presenca da quilha. Respiram por pulmoes e apresentam sacos aereos. Possuem glandula uropigiana na regiao da cauda que produz uma secrecao oleosa responsavel pela impermiabiliazacao. PASSERIFORMES: sabia , canario , bem-te-vi. PSITACIFORMES:periquitos , papagaios e araras. GALIFORMES:galinhas , codornas e faisoes. ESTRIGIFORMES: corujas e mochos.

5. OS MAMIFEROS: Presença de glandulas no corpo, as principais são as glandulas mamárias, e as glandulas sudoriparas, e glandula sebaceas; São animais endotérmicos, que apresentam duas estruturas importantes para a manutenção da temperatura corpórea- os pelos e a gordura;apresentam respiracao pulmonar,o movimento respirataorio é auxiliados por um musculo chamado diafragma.MONOTREMADOS:sao os unicos que poem ovos,sao onitorrincos e equidinas.MARUSPIAIS: os filhotes nascem sem estar totalmente desenvolvidos , as femeas apresentam marsupio bolsa externa na qual os filhotes se desenvolvem,ex:canguros,coala. PLACENTARIOS:apresentam placenta ,anexo embrionario pelo qual o embriao recebe os nutrientes da mae , ex:humanos , porcos ,tamanduas , preguicas ,cavalos e etc.