Os impactos da quarta revolução industrial

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Os impactos da quarta revolução industrial por Mind Map: Os impactos da quarta revolução industrial

1. Impactos econômicos

1.1. Novos modelos de negócios fundamentados em alta tecnologia têm o potencial de contribuir para a redução da desigualdade em regiões subdesenvolvidas. Por outro lado, essas tecnologias também podem formar grandes monopólios globais, pois reduzem drasticamente os custos marginais e permitem enormes economias de escala.

2. Impactos ambientais

2.1. As novas tecnologias podem contribuir para tornar a produção industrial mais eficiente, com redução de uso de recursos naturais, de geração de resíduos e de consumo de energia. Por outro lado, as novas tecnologias, ao reduzir os sustos de produção e distribuição, podem induzir a um grande aumento de consumo, gerando impactos ambientais negativos.

3. Impactos Sociais

3.1. Recentes estudos sobre os efeitos da automação e da inteligência artificial sobre os empregos convergem para as mesmas conclusões; em países como EUA, Japão, Reino Unido e Alemanha, a proporção de empregos em risco prevista para as próximas duas décadas gira entre 35% e 47%. Alguns especialista tem uma visão otimista dessas mudanças e acreditam que novas ocupações e oportunidades de negócios poderão abrigar os futuros desempregados da tecnologia, porém as competências necessárias serão novas.

4. Impactos éticos

4.1. À medida que máquinas adquirem a capacidade de tomar decisões autônomas como, por exemplo, quem contratar uma vaga de emprego e como definir determinado tratamento médico, emergem questões éticas totalmente novas.

5. O Brasil avança rapidamente no uso das tecnologias da quarta revolução industrial em outros setores. No setor agrícola, por exemplo, o uso da biotecnologia e da edição genética amplia consideravelmente a produtividade das plantas.

6. A quarta revolução industrial no Brasil

6.1. Embora a adoção de tecnologias digitais esteja ainda em ritmo lento, há oportunidades para o país. Para aproveitá-las, são necessárias mudanças no sistema de gestão. Inovação e sustentabilidade devem estar integradas em processos como os de gestão de risco, desenvolvimento de produtos, gestão de fornecedores e desenvolvimento de pessoas.

6.2. O Brasil pode aproveitar as tecnologias da quarta revolução industrial para desenvolver e alavancar indústrias intensivas em conhecimento, que beneficiariam da facilidade de "relocalização" geográfica e da abundância de recursos naturais.

6.3. Além disso, as novas tecnologias oferecem inúmeras oportunidades para o desenvolvimento de negócios inclusivos que contribuem para a geração de empregos e para a redução das desigualdades.

7. As principais novas tecnologias

7.1. Inteligência artificial

7.2. Robótica

7.3. Biotecnologia

7.4. Neurotecnologia

7.5. Blockchain

7.6. Internet das coisas (IoT)

7.7. Impressão em três dimensões (3D)