Introdução ao Planejamento e ao Orçamento Público

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Introdução ao Planejamento e ao Orçamento Público por Mind Map: Introdução ao  Planejamento e ao  Orçamento Público

1. Origem e Evolução do Orçamento Público

1.1. Orçamento público reúne, de forma sistemática e organizada, todas as receitas estimadas para um determinado ano e o detalhamento das despesas que o governo espera executar.

1.1.1. De um lado, ao definir que receitas serão arrecadadas e que despesas serão financiadas com essas receitas.

1.1.2. De outro lado, a definição de quem participará da elaboração do orçamento e de como se dará sua execução confere poderes políticos, sociais e econômicos a determinados atores.

2. Funções do Orçamento Público

2.1. Escolhas e decisões sobre as questões prioritárias que irão receber atenção governamental, bem como as estratégias de enfrentamento dessas questões e o montante de recursos a serem aplicados em cada uma dessas estratégias.

2.2. Plano plurianual, na lei de diretrizes orçamentárias e na lei orçamentária anual

2.2.1. Representa um contrato firmado com a sociedade, no qual o governante propõe um plano de atuação e recebe, por intermédio do poder Legislativo, autorização para realizar esse plano

3. Sistema Brasileiro de Planejamento e Orçamento

3.1. Orçamento público é nome que utilizamos para referenciar três elementos distintos, mas conexos.

3.1.1. LOA

3.1.2. PPA

3.1.3. LDO

4. O Orçamento na Gestão Pública

4.1. Um dos principais instrumentos que o gestor público dispõe para dar cumprimento às suas funções e que, sem o amparo desse orçamento, ele pouco pode fazer.

4.1.1. As demandas da comunidade por bens e serviços somente poderão ser atendidas se estiverem contempladas no orçamento público;

4.1.2. As leis que regulamentam as atividades econômicas, sociais, culturais e políticas da comunidade dependem de recursos do orçamento público para sua aplicação;

4.1.3. Os gastos realizados pelos órgãos públicos não podem ser desviados do que está autorizado no orçamento público nem conflitar com o interesse público.

4.2. É um instrumento central de gestão

5. Gestão Pública

5.1. A Arte de Planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar assuntos de interesse coletivo por meio da mobilização de estruturas e recursos do Estado.

5.2. Garantir o bem-estar da comunidade, zelando pela manutenção dos bens e serviços públicos e pelo enfrentamento de situações consideradas problemáticas pelos cidadãos.