Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
VITAMINAS da Mind Map: VITAMINAS

1. Em grande quantidade causa euforia, excitação e hiperatividade e quando em falta, o ácido fólico causa insônia, ulcerações na cavidade oral, anorexia e etc.

2. A carência gera irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, falta de ar, tontura e palidez, diarreia, anemia megaloblástica e má absorção de outros nutrientes a nível gastrointestinal.

3. Ela atua na formação de proteínas e hemoglobina, atua no crescimento e divisão celular.

4. Vitamina B9

5. Vitamina A

5.1. Atua na visão e na manutenção da pele e das mucosas, ajuda o sistema imunológico.

5.2. A escassez pode gerar dificuldade de enxergar de noite.

5.3. O excesso gera queda de cabelo, lábios rachados, pele seca, enfraquecimento dos ossos, dores de cabeça, aumento dos níveis de cálcio no sangue.

6. Vitamina D

6.1. Responsável por regular a quantidade de cálcio e fósforo, aumentando a absorção dos mesmos no intestino, responsável pela saúde óssea e muito importante na contração muscular.

6.2. A deficiência deixa os ossos finos, quebradiços ou deformados.

6.3. O excesso pode gerar perda de apetite, náuseas, vômito, sede, aumento da micção, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial.

7. Vitamina E

7.1. Função antioxidante, retarda o envelhecimento, previne o surgimento de câncer, cardiopatias, diabetes, cataratas e Parkinson.

7.2. A escassez prejudica os reflexos e a coordenação, dificuldade em andar e enfraquecimento muscular.

7.3. O excesso pode gerar hemorragia, fraqueza muscular, fadiga, náuseas, diarreia e grande risco de hemorragia.

8. Vitamina K

8.1. Ativa as proteínas que atuam na coagulação sanguínea, absorção de cálcio no organismo, auxilia na saúde cardiovascular e óssea.

8.2. A falta pode gerar coagulação sanguínea, sangramentos descontrolados, enfraquecimento ósseo, calcificação de artérias e outros tecidos.

8.3. A escassez aumenta o risco de coágulos, trombose, icterícia e perda da função hepática.

9. Vitamina B1

9.1. Atua no metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, estimulando os nervos periféricos. A vitamina tem função indispensável no sistema nervoso.

9.2. A falta pode gerar a sensação de formigamento no corpo, aumento dos batimentos cardíacos, falta de ar, falta de apetite, fraqueza, prisão de ventre, inchaço nas pernas e nos pés, sonolência e falta de atenção e de memória.

9.3. Em grande quantidade pode causar neuropatias, disfunções cerebrais e cardiovasculares, gerar doenças em que podem evoluir para alucinações, distúrbios de memória em curto prazo.

10. Vitamina B2

10.1. Estimula a produção de sangue e o funcionamento do metabolismo de forma adequada.

10.2. A falta pode causar vermelhidão e inflamação na língua, inflamação na boca, nariz e virilha, conjuntivite, aumento da sensibilidade à luz, dificuldade de crescimento e anemia.

10.3. O excesso não tem sintomas pois ela é facilmente eliminada através da urina, pode facilitar a pedra no rim.

11. Vitamina B3

11.1. Sua função é ajudar o processo metabólico, transfoma nutrientes dos alimentos em energia física. Ela faz parte da formação das enzimas e influencia na obtenção de energia, ajuda a controlar o colesterol presente no sangue.

11.2. O excesso pode causar formigamento, gases intestinais, tonturas, dor de cabeça e coceira e vermelhidão no rosto, nos braços e no peito.

11.3. A falta acarretar em diarreias, fadiga, irritabilidade, insônia, cefaleia, depressão, dermatites e lesões nervosas, que afetam o sistema nervoso central.

12. Vitamina B5

12.1. É benéfica no tratamento de perturbações mentais graves, como o estresse e ansiedade crônica.

12.2. Acomete em pessoas com uso excessivo de bebidas alcoólicas, idosos, problemas intestinais, mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais.

12.3. Ocorre apenas em pessoas que usam suplementos vitamínicos, podendo aparecer sintomas como diarreia e aumento do risco de sangramentos.

13. Vitamina B6

13.1. participa da produção de energia por atuar no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e proteínas, participa da produção de neurotransmissores, substâncias que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.

13.2. Pode causar degeneração nervosa, influencia na formação da bainha de mielina, que envolve as células nervosas do cérebro

13.3. O excesso pode causar danos nos nervos, nos braços e pernas.

14. Vitamina B7

14.1. Sua contribuição para a síntese de ácidos graxos, catabolismo de aminoácidos, reações de gliconeogênese.

14.2. A carência gera queda de cabelo, conjuntivite, perda do controle muscular e dermatite esfoliativa na região dos olhos, nariz e boca.

14.3. O excesso não possui nenhuma toxicidade aos sistemas.

15. Vitamina B12

15.1. Sua função principal é manter o metabolismo em funcionamento e a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

15.2. A falta gera anemia, palidez, fraqueza, fadiga, pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés.

15.3. A carência pode causar alergias e alterações esplênicas.