Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
PIODERMITES da Mind Map: PIODERMITES

1. PELE

1.1. IMPETIGO

1.1.1. O QUE É?

1.1.1.1. É uma infecção de pele que acomete a epiderme, pode ser causada por Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes (no caso do impetigo Não-Bolhoso), já no caso do impetigo Bolhoso (somente pelo Staphylococcus aureus). É mais comum em crianças de transmissão interpessoal e é altamente contagiosa. As lesões são causadas pela perda na integridade da pele associada a uma baixa imunidade (nem sempre), que vai causar um aumento na proliferação de bactérias, que vão se tornar patogênicas.

1.1.2. NÃO-BOLHOSO

1.1.2.1. Agente etiológico: Assoc. S. aureus + S. pyogenes. É mais comum, menos grave, acomete mais crianças de idade avançada, mais na face, não forma bolhas, a febre é rara. Pode evoluir pra ECTIMA, e sua principal complicação é Glomerulonefrite. LESÃO: Mancha eritematoso, que forma vesículas que ulceram e formam crostas melicéricas. DIAG. DIF: Picadas de insetos, Eczema e doenças pré-existentes.

1.1.2.1.1. ECTIMA

1.1.3. BOLHOSO

1.1.3.1. Agente etiológico: Somente o S. aureus. É menos comum e mais grave, acomete mais crianças neonatais, e pode ocorrer em qualquer parte do corpo, forma bolhas e a febre é comum. Sua principal complicação é a "Síndrome da Pele Escaldada" ou "Síndrome dos 4S". LESÕES: Área eritematosa que forma bolhas, que podem erosar e descamar. DIAG. DIF: Picadas de insetos, Eczema e doenças pré-existentes.

1.1.3.1.1. SÍNDROME DA PELE ECALDADA "4S

1.1.4. TRATAMENTO:

1.1.4.1. É igual pras 2 formas. ATB TÓPICO: Mupirocina ou Ác. Fusídico e ATB SISTÊMICO: Cefalexina (Penicilina) ou Azitromicina. NÃO USAR NEOMICINA, POIS NÃO SERVE PRA ESSE TIPO DE INFECÇÃO.

1.2. ERISIPELA

1.2.1. É uma infecção bacteriana que acomete a camada da derme profunda, bem delimitada e forma bolhas, causada por S. aureus. É mais comum em adultos do que crianças, e tende a se localizar principalmente nos MMII

1.3. CELULITE

1.3.1. É uma infecção bacteriana profunda de pele, mal delimitada (imprecisa), rígida e endurecida que não forma bolha. Causada pela associação entre S. aureus e S. pyogenes. Pode acometer crianças (na face) e adultos nos MMII. Pode evoluir pra uma Fasceíte Necrotizante/ "Gangrena de Fournier".

1.3.1.1. FASCEÍTE NECROTIZANTE

1.3.1.1.1. Também conhecida como Gangrena de Fournier; É uma infecção bacteriana GRAVE, causada pela associação entre S. aureus e S. pyogenes. LESÕES: Em poucas horas vai causar necrose dos tecidos de coloração azul-acinzentada. tem aspecto endurecido e odor fétido, anestesia e exulceração. TRATAMENTO: Debridamento precoce + ATB SISTÊMICO: Cefalexina (Penicilina)

1.4. TRATAMENTO:

1.4.1. É igual pras 2 formas. ATB TÓPICO: Mupirocina ou Ác. Fusídico e ATB SISTÊMICO: Cefalexina (Penicilina) ou Azitromicina. Elevar os MMII e fazer compressa morna local

2. FOLÍCULO PILOSO

2.1. FOLICULITES

2.1.1. São infecções bacterias do folículo piloso, podem ser bem superficiais (Osteofoliculite), ou mais profundas. Causada pela Staphylococcus aureus (gram +) ou Pseudomonas (gram -). FATORES PREDISPONENTES: Roupas apertadas, clima quente e úmido e pele macerada, o atrito vai gerar perda na integridade da pele causando inflamação dos folículos. PRINCIPAL LOCALIZAÇÃO: Couro cabeludo, barba, axilas, nádegas e pernas.

2.2. FURÚNCULOS

2.2.1. São infecções bacterianas mais profundas, que acometem o folículo piloso e também a glândula sebácea. Causada pelo Staphylococcus aureus. LESÃO: Um nódulo que forma GOMA (libera conteúdo necrótico)

2.2.1.1. ANTRAZ/ CARBÚNCULO

2.2.1.1.1. Vários furúnculos próximos um do outro no mesmo local, com vários orifícios para drenar (furúnculos que coalescem)

2.2.1.2. FURUNCULOSE

2.2.1.2.1. Vários furúnculos que estão separados pelo corpo

2.3. TRATAMENTO:

2.3.1. Vai ser o mesmo pra duas lesões; ATB TÓPICO: Mupirocina ou Ác. Fusídico + ATB SISTÊMICO: Cefalexina ou Azitromicina (pra casos mais exacerbados, doença difusa).