登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
MILÊNIO により Mind Map: MILÊNIO

1. INTRODUÇÃO

1.1. No momento da vinda de Jesus, ele estabelecerá um reino de mil anos ou o reino eterno?

1.2. Esse assunto divide os cristãos evangélicos. Nenhum assunto é tão controvertido em teologia do que o Milênio.

1.3. e nenhum texto causa mais discussão do que Apocalipse 20.1-10.

2. CORRENTES MILENISTAS

2.1. Amilenismo

2.1.1. Os amilenistas acreditam no milênio de Apocalipse 20, porém, não acham que diga respeito a um reino de mil anos literais que Cristo estabelecerá na terra depois da sua vinda.

2.1.2. O Amilenismo entende que o milênio de Apocalipse 20 já está em atividade nesse momento, pois começou com a primeira vinda de Jesus e terminará na segunda vinda com a instauração dos novos céus e nova terra.

2.1.3. Por isso, para o Amilenismo, o Milênio não é literal, mas espiritual.

2.2. Pós-Milenismo

2.2.1. O Pós-Milenismo defende que o Milênio também é antes da segunda vinda, porém, acha que será um tempo de prosperidade e paz advinda da pregação do Evangelho em todo o mundo.

2.2.2. No final desta era gloriosa, Satanás será solto, e então, Jesus voltará e o destruirá.

2.2.3. Para o Pós-Milenismo, o mundo ser tornará gradativamente um lugar muito bom, onde o mal será reduzido ao mínimo e as nações cooperarão entre si, cristianizando o mundo todo.

2.3. Pré-Milenismo Histórico

2.3.1. O Pré-Milenismo Histórico interpreta literalmente o texto de Apocalipse 20.1-10, e entende que o Milênio será estabelecido na segunda vinda de Jesus, e será um reino de mil anos sobre a terra, onde o Senhor regerá as nações com cetro de ferro, minimizará o mal existente, e estabelecerá uma era de ouro, reinando a partir de Jerusalém.

2.3.2. Ao final do Milênio Satanás será solto e convencerá as nações a fazerem guerra contra Jerusalém. Então, descerá fogo do céu e consumirá as nações rebeldes.

2.3.3. Em seguida o Senhor estabelecerá o Juízo e o tempo eterno.

2.4. Pré-Milenismo Dispensacionalista

2.4.1. O Pré-Milenismo Dispensacionalista se parece com o Pré-Milenismo Histórico em sua expectativa por um milênio futuro e literal, porém, se difere em detalhes específicos.

2.4.2. O Dispensacionalismo distingue pelo menos duas vindas de Jesus, a primeira para o arrebatamento dos salvos, e a segunda depois de sete anos de tribulação para o estabelecimento do Milênio.

2.4.3. No Dispensacionalismo há um tratamento diferente entre a igreja e Israel. Mesmo no Milênio estes dois grupos serão distinguidos. O Dispensacionalismo entende que a igreja é uma espécie de parêntesis na história de Deus com Israel. Na primeira vinda de Jesus, o Evangelho foi oferecido aos judeus, mas como eles o rejeitaram, Deus o ofereceu aos gentios e formou a igreja, porém no fim, voltará a tratar com Israel.

2.4.4. Uma das características principais do Pré-Milenismo, seja Histórico ou Dispensacionalista é a interpretação literal das passagens do Antigo Testamento sobre a restauração de Israel, e também do livro do Apocalipse.

3. RESUMO DE CADA CORRENTE