Construcionismo

Just an initial demo map, so that you don't start with an empty map list ...

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Construcionismo by Mind Map: Construcionismo

1. Buscam um aprendizado forte que valorize a construção mental do sujeito

2. Papert e Piaget concordam com o ser pensante, construtor de sua cognição

2.1. Na linguagem LOGO, a tarefa do professor não é fornecer respostas imediatas às questões apresentadas, mas desafiar e encorajar o aluno na busca de uma solução.

3. A melhor aprendizagem ocorre quando o aprendiz a assume. (PAPERT, 1988)

4. A atividade de programação permite ao sujeito agir a partir de seus conhecimentos,

5. Buscar novas estratégias para resolver um problema (fazer) e analisar os conceitos e estratégias utilizados que lhe permitiram a solução do problema (compreender) (PRADO, 1998

6. No caso do uso de multimÌdia ou de navegação pela Internet, para pesquisa e comunicação, a ação do aprendiz é escolher entre várias opções oferecidas.

7. Combinando textos, imagens, animação e sons, o aprendiz não descreve só o que pensa, mas pode refletir sobre as informações disponibilizadas e selecionar outras opções que considerar necessária (VALENTE, 1999).

8. Piaget elaborou uma teoria, denominada Epistemologia Genética ou Psicogenética, para explicar como se desenvolve a inteligência humana (BIAGGIO, 1976).

9. Como a inteligência se desenvolve

10. Aluno constrói sua estrutura intelectual, mas sua construções não saem do nada.

10.1. Saiba mais...

10.1.1. Segundo Piaget: o conhecimento não procede nem de um sujeito consciente de si mesmo, nem dos objetos já constituÌdos (do ponto de vista do sujeito) que se lhe imporiam.

10.1.1.1. Personal Todo List

10.1.1.2. Vacation Planning

10.1.1.3. Meeting Minutes

10.1.1.4. Project Plan

10.1.1.5. more...

10.1.2. Ainda afirmou: que tudo resultaria de interações que se produzem a meio caminho entre sujeito e objeto, e que dependem, dos dois ao mesmo tempo, mas em virtude de uma indiferenciação completa e não de trocas entre formas distintas (PIAGET, 1990, p. 8).

10.1.2.1. Piaget rejeita o enfoque psicométrico e concebe o desenvolvimento da inteligência como algo dinâmico, decorrente da construção gradual de estruturas de conhecimento que, a medida que vão sendo construÌdas, são alojadas no cérebro.

10.1.2.2. Piaget destaca duas fases na construção do conhecimento: a exógena e a endógena.

10.1.2.3. Exógena é a fase da constatação, da repetção

10.1.2.4. Endógena é que há uma compreensão das relações

11. Reconstrução teórica do construtivismo

11.1. Papert viu na informática a possibilidade de realizar mudanças.

11.2. Papert desenvolve o Logo, linguagem de programação

12. LOGO propicia a representação e a construção de conhecimentos de quem manipula o computador e n„o apenas do especialista que elabora programas.

13. Papert reconhece a linguagem LOGO como um ambiente no qual a tarefa do aprendiz não é aprender um conjunto de regras formais, mas desenvolver idéias para a solução de um problema.