ABATE DE BOVINOS

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ABATE DE BOVINOS by Mind Map: ABATE DE BOVINOS

1. Momento onde o lote desse animal é descarregado e pesado, mantendo todo o cuidado para evitar qualquer perda do animal por conta de uma contusão, depois são transferidos para CURRAIS DE REPOUSO - onde o animal permanece até etapas seguintes

2. Retirada da pele que vai se transformar em couro. Etapa muito rigorosa, pois a carne do animal estará suscetível à contaminações, da própria pele do animal ou do ambiente.

3. Um choque de baixa voltagem, favorecendo a retirada do sangue e principalmente vai fazer a extensão do sarcomero, para que o frigorifico tenha em 24h uma carne macia e de qualidade. Pois se refrigerar a carcaça com a temperatura que o animal foi abatido (37°C), vai ocorrer o ENCURTAMENTO PELO FRIO. A carne pode ficar mais dura.

4. ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA

5. O operador vai receber um conjunto de 2 facas com cabos de cores diferentes, vai fazer duas operações: Uma vai cortar a pele do animal para ter acesso aos vasos da CARÓTIDA e veia JUGULAR. Depois ele vai usar a outra faca, enquanto a que foi utilizada será esterilizada à 82°C. Para não contaminar a próxima carcaça.

6. Momento que o operador vai içar o animal pelas pernas traseiras, a partir daí, todas as etapas seguintes são realizadas com o animal suspenso

7. 3º Esfola

8. 2º Sangria

9. 1º Enganchamento

10. Local onde consiste de outras sub etapas ordinais como:

11. Dispara um êmbolo que vai penetrar na cavidade frontal do cérebro do bovino, deixando-o atordoado, desacordado, para que na hora da sangria o animal não sinta dor.

12. Pistola Pneumática

13. Os animais depois de receber o BANHO DE ASPERSÃO, entram num curral que apresenta um afunilamento, entrando um animal por vez, para serem ATORDOADOS, não mortos. Preparando para entrarem na ÁREA SUJA.

14. Curral à parte para animais que apresentem alguma doença, se tratada e curado em 24h, está apto para seguir normalmente o processo. Se não curado em 24h, é descartado para outros fins, mas não alimentação humana

15. Curral de Sequestro

16. Etapa em que o animal consome apenas água enquanto fica em um curral, evitando desidratação. Tem como objetivo fazer uma limpeza intestinal do animal, retirando fezes que ficam no trato intestinal. Também prepara o animal para o BANHO DE ASPERSÃO - Limpeza superficial da pele, minimizando contaminações nas etapas seguintes e relaxamento do animal.

17. Etapa muito importante para um produto de qualidade, porque deve ser feito da maneira mais calma possível e mais próximo do abatedouro, evitando stress, pois o animal já não irá mais se alimentar

18. Criação em confinamento: o animal se alimenta basicamente de ração, vive numa pequena área com pouca movimentação, isso influencia na composição da carne no final.

19. Criação solto: o animal se alimenta basicamente de pastagem, porém requer uma extensa área.

20. Há dois tipos de criação:

21. Acesso Box de Insenbilização

22. Currais (Dieta Hídrica)

23. Descarregamento e Pesagem

24. Local de Criação

25. Transporte

26. Área suja

27. Onde são armazenadas por menos de 24h as carcaças, estão prontas para a desosa ou a comercialização da carcaça por inteiro, as câmaras ficam em torno de -1°C.

28. Coloca o carimbo nas 4 partes da carcaça que comprova a sanidade da peça: Coxão, Lombo, Ponta da Agulha e da Paleta.

29. As carnes são transportadas por um caminhão com uma câmara mantendo a temperatura reduzida, visando a qualidade dessa carne até o mercado, ou distribuição.

30. Divisão da carcaça em 2 ao longo da coluna vertebral, os devidos operadores vão fazer a chamada Toallet, que é a retirada de gordura, de vasos coagulados, verificação de partes contundidas, tudo que pode vir a depreciar a carne.

31. Corte nas cavidades toráxicas e pélvicas, para retirar as vísceras o mais rápido possível para evitar contaminação de microrganismo que estão no trato intestinal. Essas vísceras são comestíveis se não houver contaminação, e são armazenadas e depois comercializadas com devidos cuidados.

32. 4º Evisceração

33. Câmara Fria

34. Expedição

35. Preparo das Meias Carcaças

36. Carimbagem

37. Área Limpa