Get Started. It's Free
or sign up with your email address
FEUDALISMO by Mind Map: FEUDALISMO

1. Contexto Histórico: O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média. Teve origem no Império Carolíngio, quando o rei precisava de aliados defender suas extensas fronteiras. A partir do séc. IX quando o este império se desintegra, o que sobra são várias regiões independentes entre si governadas por um nobre.

2. Política feudal: O poder político no feudo era exercido pelo senhor feudal, que possuía exército, cobrava impostos e distribuía a justiça. No entanto, sua obrigação era proteger os servos e, para isso, construía um castelo fortificado, em torno do qual se desenvolvia a comunidade. Quando um senhor feudal necessitava apoio para a guerra, fazia alianças com nobres menos poderosos. Através de um juramento de fidelidade - chamado "homenagem" - o senhor feudal com mais recursos se tornava suserano e o outro, vassalo. Em retribuição, este recebia terras ou as rendas de algum pedágio ou do moinho, por exemplo. Porém, por sua parte, o vassalo deveria defender o suserano e acompanhá-lo em caso de conflito.

3. Sociedade Feudal: A sociedade, no feudalismo, era denominada estamental porque era composta por camadas sociais que se diferenciavam pelos privilégios que possuíam. Quase não existia mobilidade social e passar de um estamento social para outro era praticamente impossível. Existiam três estamentos sociais – nobreza, clero e servos.

4. Senhorios: *Manso Senhorial: Terras do Senhor Feudal. *Manso Comunal: Bosques em que os senhores caçavam, e os servos colhiam madeira. *Manso Servil: Terras utilizadas pelos servos, dividida em glebas (cada servo em uma). Três faixas de cultivos: Trigo, cevada ou aveia e pousio.

5. Igreja: *Alto Clero: Papas, patriarcas, cardeais, bispos, abades e demais autoridades. *Baixo Clero: Sacerdotes, párocos locais e monges.

6. Obrigações Feudais: *Corveia: trabalho gratuito (cerca de três dias por semana) nas terras do senhor feudal; *Talha: imposto sobre a produção servil; geralmente correspondia a metade da colheita; *Banalidades: imposto sobre o uso de equipamentos senhoriais, como forno, lagar, estradas moinho; *Capitação: imposto cobrado por indivíduos residentes nos feudos; *Mão-morta: imposto pago pelos filhos de um servo falecido a fim de poderem herdar as obrigações do pai; *Albergagem: dever de fornecer alimentação e abrigo para os nobres; *Formariage: imposto pago aos nobres por ocasião de seus casamentos ou dos servos em seu feudo; *Dízimo ou tostão de São Pedro: percentual de 10% da produção servil pagas para Igreja;