1. Os romanos modificaram algumas coisas, como a estrutura arquitetônica que passou a ser de arcos e abóbodas.
2. Origem no século VI a.c., na Grécia, surgindo de festas dionísiacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade.
2.1. Aconteciam uma vez no ano, na primavera, nos períodos de colheita do vinho na região.
3. O teatro romano teve influência do teatro grego, assim como outras manifestações culturais desse povo.
4. Os temas e objetivos dos teatros romanos passaram a ser valorizando mais entretenimentos (como lutas de gladiadores e animais) e menos assuntos religiosos.
5. Na época medieval, durante muitos anos o teatro foi considerada uma atividade pecaminosa e por isso foi banida da Europa.
5.1. Tinha como finalidade a divulgação de preceitos religiosos e história bíblicas, sendo encenado por membros do clero.
6. A linguagem teatral é aquela utilizada nos textos teatrais (ou dramáticos), os quais são escritos para serem representados.
6.1. Tempo: é classificado de três maneiras segundo a função que exercem: tempo real, em que decorre a narrativa; tempo dramático, tempo em que acontecem os fatos da narrativa; e tempo da escrita, ou seja, quando a obra foi produzida.
6.2. Espaço: corresponde ao local ou locais em que decorrem os fatos. Nesse caso, podemos considerar o espaço real (cênico) e o espaço psicológico. Assim, o real seria o espaço físico que se desenvolvem os fatos, por exemplo, uma igreja, uma praça. Já o espaço psicológico é os pensamentos dos personagens que envolvem a trama.
6.3. Personagens: são as pessoas que envolvem a história, podendo ser protagonistas (principais) ou coadjuvantes (secundárias). Além disso, há os figurantes, que possuem um papel terciário.
7. Cenário: o cenário corresponde ao conjunto de elementos que transformam o espaço que acontecerá a representação, por exemplo, a cozinha de uma casa, a rua, a igreja. As pessoas especialistas em cenografia, são os cenógrafos.
7.1. Figurino: são as vestimentas utilizadas pelas personagens em determinadas cenas. Os figurinistas são especialistas em compor os figurinos dos artistas envolvidos. Por isso, os figuristas estudam a história da trama, os quais possuem muitos conhecimentos históricos e culturais.
7.2. Iluminação: como parte do cenário, tem-se a iluminação cênica. É um elemento essencial realizados pelos produtores (iluminadores) responsáveis por projetaram as luzes nos espaços e nas personagens, além de criarem efeitos de luz, desde contrastes de luz e sombra.
8. O teatro grego surgiu quando um participante desse ritual resolveu vestir uma máscara humana, ornada de cachos de uvas na praça pública.
8.1. Esse homem se chamava Téspis, sendo considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.
8.2. Falou em praça: "Eu sou Dionísio", todos ficaram espantados com a coragem dele ter se colocado como um deus.
8.3. A estrutura arquitetônica dos gregos era feita em encostas de morros.
9. No Brasil, seu surgimento está relacionado à chegada dos jesuítas e seu empenho de catequizar a população, tanto índios como colonos.
9.1. Os padres utilizavam dessa expressão para transmitir ensinamentos da igreja católica.
9.2. Uma das pessoas mais conhecidas nesse contexto foi o padre Anchieta, que se dedicou ao chamado teatro de catequese.
10. Plateia: quando ocorrem as dramatizações teatrais há sempre uma plateia, ou seja, o público que assiste à peça.
10.1. Sonoplastia: além da iluminação, as encenações teatrais envolvem a sonoplastia, ou seja, o uso de sons, seja uma música, um ruído, as falas, dentre outros. O sonorizador é a pessoa responsável pela sonoplastia cênica.