Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

Conhecimento by Mind Map: Conhecimento
0.0 stars - reviews range from 0 to 5

Conhecimento

Modelo da realidade que o próprio ser humano dispõe, na mente ou fora dela, construído através de experiência, aprendizado e comunicação. Antes esses modelos eram mais estáticos e hierárquicos. Hoje o conhecimento é visto mais como uma estrutura em rede, utilizado na forma de um fluxo na medida que se necessita estudar ou trabalhar, como um fluxo, não como algo que fique guardado e se utilize quando preciso.

Composto basicamente por

Dado

Conjutno de caracteres (símbolos, sinais), colocados num meio físico, que de acordo com um alfabeto específico, que permite a representação de certa informação à cerca do mundo real. Corresponde ao lado sintático de uma comunicação.

Informação

É a interpretação de fenômenos ocorridos, mensagens ou dados, que corresponde ao crescimento marginal do conhecimento de uma pessoa à cerca do mundo real. Corresponde ao lado semântico de uma comunicação.  

Que leva ao

Necessita de

Espaço

Espaços são ambientes em que há a transferência de conhecimento. Podem ser convencionais, como escolas, museus, campo de futebol, ou ecologias, espaços não hierárquivos, mais dinâmicos, adaptáveis.

Estrutura

Definem as relações entre os elementos de um sistema, caracterizando o processo e a maneira como as decisões são tomadas. O conhecimento pode ser estruturado de forma linear, como uma sequência de postagens em um blog, hierárquica como a organização dos capítulos de uma livro, ou em rede, sem hierárquia, descentralizada e dinâmica.

Representação através de mídias

Mídia é todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens, sendo viabilizada por tecnologia própria. A representação e difusão do conhecimento é feito através de mídias diversas.

Agregado através de

Conteúdo

O conteúdo é que inicia o processo de conhecimento ou é um produto deste.

Contexto

Contexto é a situação ou ambiente que é capaz de dar sentido ao conteúdo atribuindo significado.

Condutor

Condutor é o canal que dissemina o conhecimento e torna possível a construção de novos conhecimentos. Sem o condutor o conteúdo é conhecimento estático, congelado. Hoje a tendência é a valorização do condutor como mecanismo importante na construção e distribuição de conhecimento.

Aprender

Aprender é criar novos conhecimentos, conectá-los aos já existentes, dar-lhes sentido, recriá-los com a motivação da necessidade de sobrevivência.  

Que leva a

Possui os níveis

Sequencial

Corresponde a assimilação simples de um conteúdo. Quando o professor expõe uma matéria pela primeira vez, apresenta o objeto de aprendizagem aos alunos, estes adquirem inicialmente um certo nível de conhecimento, obtido por transferência de informação.

Relacional

Quando o indivíduo é capaz de interagir os novos esquemas mentais, com os já existentes e com isso ampliar o seu conhecimento por aquisição de novas habilidades mentais.

Criativo

Já no nível criativo, com base nos níveis anteriores existentes, o indivíduo pode construir novos esquemas mentais, sendo capaz de fazê-lo em colaboração com seus pares.

Conectando

A compreensão da totalidade do objeto do conhecimento somente será alcançada no quarto nivel, o conectando, fazendo conexões e reconexões, externas e internas, é capaz de referendar e atualizar o conhecimento.

Caracterizado por

Abundância

Antes o conhecimento ficava nas bibliotecas, nos livros. Hoje o conhecimento explodiu, encontra-se fragmentado, e continua crescendo cada dia mais. O volume de conhecimento cresceu tanto que superou nossa capacidade de assimilação.

Recombinação

O conhecimento encontra-se espalhado e é preciso juntá-lo. Devemos desenvolver habilidades para recombinar conhecimentos para produzir novos.

Certeza da incerteza

O mundo hoje nos leva a um estado de incerteza contínua, de não saber, que faz que busquemos constantemente por conhecimento e verdades. No entanto, o conhecimento tornando-se obsoleto cada vez mais rápido não podemos ter certeza de nada.

Um fluxo

Antes o conhecimento servia a economia e seus interesses. Hoje o conhecimento é a economia. O conhecimento deixou de ser estático para ser dinâmico, deixou de ser armazenado para compor um processo. Passou a ser construído em colaboração entre as pessoas, e é útil se a pessoa é capaz de utilizá-lo naquele momento.

Necessário desenvolver habilidades para

Para sobrevevir em meio a explosão do conhecimento hoje as pessoas precisam ser capazer de selecionar o conhecimento importante necessário ao futuro e tomar decisões baseadas em conhecimento atualizado.