O Novo Mundo do Conhecimento

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
O Novo Mundo do Conhecimento by Mind Map: O Novo Mundo do Conhecimento

1. Abundancia

1.1. Conhecimento por toda parte, fragmentado nas redes virtuais, nas pessoas, nas organizações. Capacidade de prestar atenção ultrapassada. Absolescência do conhecimento , provocando angústia, ansiedade, exigindo novas habilidades, como a de escolher dados necessários, e tranformá-los em conhecimento.

2. Recombinação

2.1. Fragmentação do conhecimento exige a habilidade de conectar, recombinar e recriar podendo utilizar mídias (escrita, áudio, vídeo) e vários contextos (blogs, redes sociais), garimpando blocos de conhecimento e montando o que quisermos, por conta própria ou em cooperação, tendo obrigação ética de fazer referências, evitando o plagiarismo. Exige interação com colegas mais experientes, o professor e especialistas externos.

3. A certeza da incerteza

3.1. Como o conhecimento é abundante, e ele se torna absoleto muito rapidamente, a certeza do conhecimento é cada vez mais impossível. Então não devemos procurar certezas, mas verdades, que é aquilo que está em concordância com a realidade. Como cada vez mais não se pode ter certeza de nada, no mundo de hoje a própria verdade está em declinio.

4. Representação com multimídias

4.1. Personalização do conhecimento através de mídias, oral, escrita, audiovisual, digital. A interatividade permite a cooperação. O conhecimento é um fluxo, pois o obtemos e recriamos à medida que necessitamos, facilitado pela tecnologia multimídia que permite misturar texto, som, animações, vídeos.

5. Fluxo em vez de um reservatório

5.1. Conhecimento é construído pelas próprias pessoas, fazendo conexões numa rede interna à sua mente e numa rede externa em colaboração com outras pessoas e organizações, utilizando bibliotecas, blogs, tags, como um fluxo para utilização naquele momento.

6. Imediatez

6.1. Conhecimento flui em tempo real, mudando em minutos, exige habilidade para selecionar o que é importante, guardar o que necessitamos no futuro e garantir que nossas decisões são baseadas em conhecimento atualizado.

7. Independência

7.1. Conhecimento expresso por um conjuntos de indivíduos num crescente de opiniões e visões contrastantes e complementares. Cada individuo mostra sua identidade, personalizando o conheciemento criado pelos outros.

8. Reconstrução com Dutos

8.1. Conhecimento é reconhecer e reconstruir juntando as partes do todo, necessitando de uma visão total, do todo. Usando condutores, fazendo conexões personalizamos o conhecimento criado pelos outros, deixando de ser simples consumidores passivos de conteúdos.