Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Técnicas de Levantamento em Grupo de Requisitos by Mind Map: Técnicas de Levantamento
em Grupo de Requisitos
0.0 stars - reviews range from 0 to 5

Técnicas de Levantamento em Grupo de Requisitos

O processo de obtenção, análise e registro de requisitos constitui a primeira fase do processo de concepção de software e serve como a base de informações para as seguintes, além disso, é conhecido que mais da metade dos gastos com correção de erros é proveniente de requisitos pobres ou incorretos. No processo de levantamento, é essencial a colaboração dos stakeholders, que são as pessoas envolvidas no domínio do problema, trazendo consigo expectativas e informações que, embora possam aumentar a complexidade em um primeiro momento, acabam por compensar os custos nas fases seguintes. O presente trabalho tem por objetivo expor diferentes técnicas de levantamento de requisitos em grupos, de forma a colaborar com o processo de seleção das técnicas adequadas para cada caso. Essa técnicas, muitas vezes, estão inter-relacionadas ou contidas umas nas outras, mas a identificação das características de cada separadamente será de grande valia.  

Identificação de Stakeholders

Stakeholders são todas as entidades internas ou externas à organização que venham a ter interesse na solução do problema. De fato, não somente indivíduos, mas também sistemas, setores e até mesmo outras organizações podem ser considerados stakeholders.

Níveis

Primário

Secundário

Terciário

Entrevistas

São reuniões com um ou mais stakeholders, geralmente em um conjunto pequeno que possibilite ao entrevistador ouvir as definições de cada envolvido e, a cada nova informação considerada relevante, solicitar novas informações restringindo através de perguntar do tipo “fale mais sobre X”, ou “X é indispensável?”, “como Y se relaciona com Z”. O entrevistador deve estar apto a conhecer algo novo, mas, ao mesmo tempo deve ser capaz de limitar o domínio da aplicação, afastando informações desnecessárias que venham a tomar o tempo da entrevista. Antes de promover uma entrevista, é recomendado que tenha sido feito o estudo dos documentos disponíveis que se relacionem com o processo.

Características

Simples e barato

Amplamente aplicável

Enriquecedoras

Consomem tempo

Excesso de informações

Sessões de brainstorming

Consistem em reuniões com a presença de diversos stakeholders de diferentes níveis, onde o condutor deve estimular positivamente todas as contribuições dos envolvidos, ainda que pareçam inconcebíveis. No decorrer do encontro, a conclusões obtidas em grupo são anotadas e disponibilizadas de forma que todos os envolvidos se mantenham interados do que já foi discutido, o que promove o surgimento de idéias novas

Etapas

Organizar reunião

Produção de idéias

Filtro de idéias

Características

Gera empatia

Simplicidade

variação

Prototipação

Entende-se por protótipo um modelo da aplicação facilmente modificável e extensível. Este tipo de modelo é desprovido de funcionalidades, mas fornece uma idéia da interface idealizada para a aplicação e das entradas e saídas possíveis para a mesma. Serve de parâmetro para nivelar a idéia do analista, com o que o futuro usuário vê como necessário.

Características

Necessita equilíbrio

Aplicabilidade

Escalabilidade

Custo

Estudo Etnográfico

É desenvolvido por um sociólogo que observa os usuários na prática de suas atividades rotineiras, assumindo que os mesmos são competentes no desenvolvimento das referidas tarefas. O método assume que, em geral, o trabalho desenvolvido pelas pessoas é mais complexo que a forma como foram idealizados e descritos, pois o mesmo lida com detalhes que não foram identificados em sua concepção.

Características

Realista

Completo

Complexo

Etapas

Preparação

Estudo

Análise

Especificação

JAD – Joint Aplication design

Constitui um conjunto de técnicas provenientes de estudo desenvolvidos pela IBM na década de 1970, porém, no decorrer dos anos essas técnicas foram reavaliadas e consolidadas, resultando em um padrão amplamente utilizado.

Características

Amplo

Promove envolvimento

Exige qualificação