Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ERA VARGAS by Mind Map: ERA VARGAS

1. Revolução de 1930: Foi um movimento de revolta armado, ocorrido no Brasil em 1930, que tirou do poder, através de um Golpe de Estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da República.

2. PIP,CLA,ESTATAIS

3. Movimento Queremista: foi um movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da República. A expressão se originou do slogan utilizado pelo movimento: "Queremos Getúlio". Significava o adiamento das eleições presidenciais, com o lançamento da candidatura de Vargas, e a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.

4. Estado Novo: Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional e extinção dos partidos políticos. Ele outorgou uma nova constituição, que lhe conferia o controle total do poder executivo e lhe permitia nomear interventores nos estados, aos quais Getúlio deu ampla autonomia na tomada de decisões, e previa um novo Legislativo, porém nunca se realizaram eleições no Estado Novo.

5. Plano Cohen: Atribuído ao Partido Comunista Brasileiro, o Plano Cohen é um falso programa que objetivava a queda do governo de Getúlio Vargas e a dominação comunista. O documento foi escrito pelo capitão integralista Olimpio Mourão Filho, que apoiava Vargas, a pedido de Plínio Salgado, líder da Ação Integralista Brasileira.

6. Intentona Comunista: Foi uma revolta, ocorrida em novembro de 1935, liderada pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e que pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas.

7. Integralista e Aliancista: Nesse período de legalidade, houve um destaque para a atuação de 2 grupos políticos com ideologias diferentes : o integralistas, baseados nas políticas nazi-fascistas, e os aliancistas, comandados pelos comunistas e esse foi o principal grupo rival do Governo Vargas.

8. Governo Provisório: O governo de Getúlio Vargas pegou o Brasil em uma fase conturbada no setor econômico, já que nós também estávamos atravessando a crise de 1929. Durante seus primeiros quatro anos no poder, o presidente tinha um bom interesse: o de reorganizar toda a rotina política de nosso país.

9. Revolução Constitucionalista de 1932: Onde o Estado de São Paulo visava a derrubada do Governo Próvisorio de Vargas devido a fato de em 1930 forá impedido a posse do governador de São Paulo Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente Washington Luís que fora governador de São Paulo de 1920 a 1924.

10. Governo Constitucional:Getúlio Vargas iniciado em 1934 criou uma expectativa de volta da democracia representativa ao Brasil, apesar da restrita liberdade de organização e expressão.