시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
Conceitos 저자: Mind Map: Conceitos

1. Vieira

1.1. Anos 60

1.1.1. O conceito de ecodesenvolvimento surgiu ao meio de discussões sobre os limites ecológicos do crescimento material.

1.2. Anos 80

1.2.1. Surgiram muitos estudos de caso sobre desenvolvimento territorial e local que apoiaram teorias e conceitos que sustentam o ecodesenvolvimento

1.2.2. Carta Constitucional, 1988 e outras iniciativas fomentadas por movimentos de opinião pública impulsionaram o conceito de desenvolvimento sustentável ser também levados em consideração por gestores públicos e mídia.

1.3. .

1.3.1. Convênios de cooperação firmados entre organização pública e órgãos federais tem carência de um controle social efetivo sobre o uso dos recursos envolvidos e dos mecanismos de capacitações dos executores.

1.3.2. O desconhecimento dos fatores críticos que condicionam não só as atuais tendências destrutivas - construção de um sistema de educação para o desenvolvimento territorial sustentável.

2. ECODESENVOLVIMENTO

2.1. Agentes do ecodesenvolvimento buscam atuar com a participação de todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento: trabalhadores, empregados, agentes governamentais e sociedade civil.

2.2. Condução de diálogos horizontais com a comunidade local com avaliações participativas.

3. DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL

3.1. Este conceito designa uma modalidade de política ambiental de corte simultaneamente preventivo e proativo, focalizando a relação sociedade-natureza de uma perspectiva sistêmica conseqüente. Sua aplicação exige uma dinâmica de experimentações comparativas e de longo fôlego com enfoques analíticos de corte transdisciplinar e com sistemas autenticamente descentralizados de planejamento e gestão.

4. ECONOMIA PLURAL

4.1. A ideia de economia plural enfatiza a importância de novas “arbitragens” entre a dinâmica dos mercados e o interesse público. Isso implica a concepção de modos de governança que mobilizem ao mesmo tempo o Estado, o mercado e a sociedade civil.

5. DESENVOLVIMENTO

5.1. Fenômeno que leva em conta todas as dimensões do ser humano e diz respeito a todos os seres humanos

6. Andion

6.1. 2005

6.1.1. Segundo o relatório final do MA, divulgado em 2005, nos últimos 50 anos os seres humanos modificaram os ecossistemas mais rapidamente e extensivamente do que em nenhum outro período da história.

6.2. A análise das relações entre as noções de sustentabilidade e de território pressupõe que se leve em conta a articulação entre as escalas global e local.

6.3. A sustentabilidade reenvia a valores que assumem significados diferentes, dependendo das culturas, dos grupos e dos indivíduos. Essas diferenças são claras se considerarmos as relações Norte-Sul, pois a sustentabilidade assume significados distintos nos países industrializados e nos emergentes.

6.4. .

6.4.1. Há o desafio de promover a interação entre as dimensões: sociopolítica, econômica e ecológica do desenvolvimento. Desafios enfrentados nas últimas décadas tornam a discussão sobre sustentabilidade e território em pauta.

6.5. Re-conceituação da economia, defendendo que esta pode ser interpretada a partir de dois sentidos: o sentido substantivo e o sentido formal.

6.5.1. Substantivo: interdependência do homem em relação ao seu ambiente natural e social. Nesta noção, a relação entre o homem e a natureza fornece os meios para satisfazer suas necessidades materiais.

6.5.2. Local: caráter lógico da relação entre fins e meios. Este sentido – que reenvia a uma situação de escolha entre diferentes meios – é fundado numa visão de escassez de recursos. Polanyi destaca que a visão formal foi a principal fonte de inspiração da teoria econômica.