Algumas reações inorgânicas de importância

시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
Algumas reações inorgânicas de importância 저자: Mind Map: Algumas reações inorgânicas de importância

1. Reação química: é um acontecimento em que uma ou mais substâncias se transformam em uma ou mais novas substâncias.

2. Reação de adição ou síntese: é aquela que tem dois ou mais reagentes e apenas um produto Ex: A+B+C=D

3. Reação de dupla troca: há dois reagentes e dois produtos, todos substâncias inorgânicas compostas, e ocorre uma espécie de "troca".

4. Reações de deslocamento

4.1. Reação de dupla troca com formação de substância volátil: ao adicionar uma solução aquosa de ácido sulfúrico diluído a uma de carboneto de sódio, inicia-se imediatamente a liberação de bolhas de gás, ou seja, começa uma efervescência, que prossegue por alguns segundos. Ao misturar as soluções, os íons H+ combinam-se com os íons CO 2- 3 formando ácido carbônico, que se decompõe em gás carbônico e água

4.2. Reações de metais com ácidos: ocorre a troca de posição do metal (W), que é colocado para reagir com o cátion (H ou Y) do outro reagente (ácido-HX ou sal-YX), como podemos observar na equação geral a seguir: W + HX → WX + H2 ou W + YX → WX + Y

4.3. Reação de deslocamento envolvendo metais: é uma reação química na qual um elemento mais reativo desloca um elemento menos reativo de seu composto. Exemplo: Reação entre o ferro e uma solução de sulfato de cobre.

4.4. Reações de deslocamento envolvendo não metais: a reatividade dos ametais varia com a eletronegatividade; logo, quanto mais eletronegativo for o elemento mais reativo será o ametal. Os ametais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de receber elétrons, formando íons negativos com mais facilidade.

5. Carolina Santos Santiago- 06 Fernanda Figueiredo Soares- 10 1° TD

6. Reação de decomposição ou análise: a reação que tiver um só reagente e dois ou mais produtos

7. Reação de deslocamento ou simples troca: há dois reagentes e dois produtos.Entre os dois reagentes, um substância inorgânica simples e o outro é uma substância inorgânica composta; com os produtos acontece o mesmo.

8. Reações de dupla troca

8.1. Reação de dupla troca com precipitação: a reação química é um composto solúvel em água e outro composto que é Insolúvel em água. Sendo que este último é um precipitado. Exemplo: AgNO + NaCl -> NaNO3 + AgCl Nessa reação de dupla troca ocorre precipitação de AgCl Quando a reação envolve sais, a reação de dupla troca não acontece, pois entre os possíveis produtos nenhum é insolúvel, ou seja nenhum precipita

8.2. Dupla troca com formação de produto menos dissociado: na reação, os íons H+ _ e CH3COO combinam-se formando um ácido fraco, pouco ionizável Exemplo: HCl(aq) + Na[CH3 COO](aq) -> NaCl(aq) + CH3COOH(aq) Podemos perceber que uma reação de dupla troca também pode ocorrer se entre os produtos figurar um eletrólito mais fraco que os reagentes, isto é, um ácido mais fraco ou uma base mais fraca.