TESTES FUNCIONAIS

시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
TESTES FUNCIONAIS 저자: Mind Map: TESTES FUNCIONAIS

1. TESTE DE SENTAR E LEVANTAR (5 REPETIÇÕES)

1.1. Como é realizado: - Paciente sentado com os joelhos fletidos a 90 graus, pés completamente apoiados no chão, pernas juntas e braços cruzados sobre o tórax. - O teste é iniciado a contagem quando o terapeuta da o comendo de início. - O paciente irá sentar e levantar da cadeira por 5 vezes (onde só é contado após o paciente repousar as costas no encosto da cadeira) sem nenhum auxílio físico.

1.2. É um teste voltado para avaliar a resistência de força de membros inferiores, fator de prevenção de queda e de funcionalidade de locomoção.

1.2.1. Como pontuar: 0- Não conseguiu levantar da cadeira 5 vezes ou fez o teste em tempo > 60 seg. 1- Tempo de teste de 16,7 seg. ou mais. 2- Tempo de teste de 13,7 a 16,69 seg. 3- Tempo de teste de 11,2 a 13,68 seg. 4- Tempo < 11,19 seg.

2. SPPB

2.1. A SPPB combina dados do teste de equilíbrio estático em pé, de velocidade da marcha em passo habitual, medida em dois tempos, e de força muscular estimada de membros inferiores, medida indiretamente, por meio do movimento de sentar e levantar de uma cadeira.

2.2. Como é realizado: - O paciente realizará o teste em 3 posições, são elas pés juntos, pé parcialmente a frente e com um pé a frente e se manter equilibrado nas mesmas por pelo menos 10 segundos. - O terapeuta irá cronometrar e avaliar por quanto tempo o paciente se manteve em equilíbio em cada posição.

2.2.1. Como pontuar (PÉS JUNTOS): 0 - não tentou. 0 - não manteve por 10 seg. 1 - manteve por 10 seg.

2.2.2. Como pontuar (PÉ PARCIALMENTE A FRENTE): 0 - não tentou. 0 - não manteve por 10 seg. 1 - manteve por 10 seg.

2.2.3. Como pontuar (COM UM PÉ A FRENTE): 0 - não tentou 0- manteve por menos de 3 seg. 1- manteve de 3 a 9,99 seg. 2 - manteve por 10 seg.

3. Teste de Caminhada de 10 metros (Teste de Caminhada de marcha )

3.1. É utilizado em idosos e em indivíduos que tenham comprometimento da marcha, avaliando velocidade e mobilidade.

3.2. Como é realizado: • São feitas 4 marcações no chão, onde a inicial e a final devem medir 1,2 metros, e a do meio deve medir 10 metros. • É pedido que o paciente percorra as marcações do início até o fim em sua velocidade usual. É importante que o teste seja realizado 3 vezes, pegando o melhor valor como referência.

3.2.1. Os 1,2m iniciais e finais representam a aceleração e a desaceleração do paciente respectivamente. O cronômetro só deve ser acionado quando o paciente chegar no início da marcação de 10m, e só deverá ser parado quando ele atingir o final dos 10m.

3.2.2. Após obter o valor de tempo gasto pelo paciente, é preciso realizar um cálculo de Velocidade Escalar Média, onde a distância percorrida deverá ser dividida pelo tempo gasto. O resultado deverá ser comparado com a tabela presente no artigo "Velocidade Usual de Marcha em Brasileiros de Meia Idade e Idosos"

4. TIME UP AND GO (TUG)

4.1. É um teste voltado para avaliar a mobilidade.

4.2. É necessário realizar 3 aferições com intervalo de 1 minuto cada uma, considera-se o melhor valor.

4.3. Como é realizado: • É pedido que o paciente se levante da cadeira e caminhe até a linha, e em seguida retorne para a cadeira e sente. É preciso que o paciente realize o teste da maneira mais rápida que conseguir.

5. TESTE DE CAMINHADA 6 MINUTOS

5.1. É um teste que mede a maior distância que o indivíduo é capaz de percorrer em seis minutos.

5.2. Como é realizado: - Orientar percorrer a maior distância tolerável. - Pode realizar quantas paradas julgar necessário. - Dar estímulos: "Continue, você está indo bem!"

5.3. - Valores menores que 300 metros indicam um mau prognóstico. - Realizar no mínimo dois testes. - Teste de fácil execução e baixo custo.