시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
Citoesqueleto 저자: Mind Map: Citoesqueleto

1. Deslocamento de actina sobre miosina para dentro do sarcômero: encurta a distância entre as estrias Z. Cabeças de miosina se dobram, gerando deslocamento lateral seguido por uma ruptura e posterior reconstrução da ligação.

2. Célula muscular estriada – especializada na transformação de energia química em energia mecânica Músculo estriado: Esquelético; células grandes, multinucleadas. Cardíaco, células menores, apenas um núcleo, ricas em junções comunicantes.

3. Filamentos Intermediários: Não são constituídos por monômeros em constante agregação e desagregação; não participando de processos de movimentação.

4. Filamentos de Actina: Duas cadeias, em espiral, de monômeros globosos da proteína actina G, formando uma estrutura quaternária fibrosa (actina F). Extremamente abundante nos músculos.

5. Sarcômeros – unidade funcional das fibras musculares estriadas, tanto esqueléticas quanto cardíacas. O deslizamento dos filamentos de actina e miosina “encurtam” os sarcômeros e causa a contração muscular.

5.1. Os sarcômeros são compostos por dois tipos de filamentos. Filamentos mais finos (actina): Formam uma cadeia em dupla hélice, associados a tropomiosina e troponina. Não atingem o centro do sarcômero. Actina G despolimerizada; Actina F polimerizada.

5.2. Filamentos mais grossos (miosina): Centro do sarcômero. Feixes de moléculas protéicas fibrilares de miosina. Dois longos polipeptídeos enrolados, formando um bastão longo com duas cabeças globulares em uma das extremidades. Formados por moléculas de miosina. Cada cabeça contém uma região que se combina de forma reversível com actina.

6. Desempenha papel mecânico, de suporte e de manutenção da forma celular. Fundamental no posicionamento e translocação de componentes celulares. Estabelece, modifica e mantém a forma das células, bem como atua em movimentos celulares

6.1. Microtúbulos: Duas cadeias polipeptídicas de α e ß tubulina. 13 dímeros formando a estrutura cilíndrica do. Constante organização: crescem em uma extremidade pela polimerização local de dímeros de tubulina (extremidade +) e diminuem na outra onde ocorre a despolimerização (extremidade -).

6.2. os microtúbulos estão associados: ao movimento de cílios e flagelos; aos transportes intracelulares; ao deslocamento de cromossomos na mitose; à manutenção da forma da célula.

7. Maioria dos movimentos celulares: deslizamento de estruturas macromoleculares umas sobre as outras.