1. Prestar serviços de alimentação e nutrição a pacientes e clientes, enfermos e sadios
1.1. Áreas da uan hospitalar
1.1.1. 1.preparo geral
1.1.2. 2. Refeitório : funcionários/acompanhantes
1.1.3. 3. lactário (estrutura física): Área de recepção e lavagem de utensílios e mamadeiras, Área de desinfecção e utensílios, área de preparo e envase de formulas, área de estocagem e distribuição de formulas, área para esterilização terminal
1.1.3.1. 4. Nutrição enteral (estrutura física): Não e permitido janelas , iluminação natural, temperatura ideal em torno de 26° c, Sala de recebimento , sala de sanitização de insumos e estocagem, sala de preparação, sala de manipulação e envase.
1.1.3.2. 5.Copas de apoio: Pontos estratégicos / otimização dos serviços.
2. Gestão de custos em UAN
2.1. CUSTO: Conjunto da soma dos valores para aquisição de novos produtos e serviços
2.2. DESPESA: Valores pagos por mercadorias, mão-de-obra, impostos e etc.
2.3. CLASSIFICADOS EM:
2.4. CONTÁBEIS: Diretos/indiretos - Gêneros alimentícios, produtos de limpeza, mão-de-obra, materiais destacáveis.
2.5. ECONÔMICOS: Fixos (alugueis, salários dos funcionários, impostos). Variáveis (Gêneros alimentícios, energia, água, gás).
2.6. DE NATUREZA:
2.7. Custo comercial: gasto para colocar o produto na praça.
2.8. Custo de produção: Transformar em matéria prima.
2.9. Custo administrativo: administrativos da UAN
2.10. Custo de Refeição: Alimentar/ não alimentar/ diversos.
2.11. Outros custos:
2.12. Matéria-prima e descartáveis/ gastos com mão-de-obra, outros gastos e imposto do faturamento bruto da UAN.
3. Planejamento de cardápios
3.1. Controle de custos / Orientação para lista de compras/ Controle de estoque
3.1.1. Cardápio:
3.1.2. Definição / Planejamento e composição:
3.1.3. Culinária , harmonia, Quantidade e qualidade dos alimentos , tipos de clientela, qualificação da mão de obra, equipamentos disponíveis, politica de compras, recursos financeiros, e controle de custos.
3.1.4. Per capita:
3.1.5. Definir o número de refeiçoes
3.1.6. Lista de clientela
3.1.7. Habitos alimentares
3.1.8. Necessidades calórica da clientela