MEIOSE
저자: André Felipe Alves Alencar
1. FASES:
1.1. Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade.
1.2. Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.
2. OBJETIVO
2.1. A meiose é a divisão celular que ocorre na formação dos gametas, reduzindo o número de cromossomos de uma espécie pela metade.
2.2. Assim, uma célula-mãe diploide origina 4 células-filhas haploides.
3. PRÓFASE:
3.1. PRÓFASE I: A prófase I é uma fase bastante complexa, sendo dividida em cinco sub-fases consecutivas: LEPTÓTENO; ZIGÓTENO; PAQUÍTENO; DIPLÓTENO; DIACINESE.
3.2. PRÓFASE II: Ocorre a condensação dos cromossomos e a duplicação dos centríolos. O nucléolo e a carioteca voltam a desaparecer.
4. METÁFASE
4.1. METÁFASE I : Na metáfase I, a membrana celular desaparece. Os pares de cromossomos homólogos se organizam no plano equatorial da célula.
4.2. METÁFASE II: Os centríolos estão prontos para serem duplicados e os cromossomos organizam-se na região equatorial.
5. OCORRE:
5.1. A meiose ocorre quando a célula entra em fase de reprodução, sendo o processo essencial para a formação de gametas, esporos e nas divisões do zigoto.
6. ANÁFASE:
6.1. ANÁFASE I : Na anáfase I, não ocorre divisão dos centrômeros. Cada componente do par de homólogos migra em direção a um dos polos da célula.
6.2. ANÁFASE II : As cromátides-irmãs separam-se se migram para cada um dos polos da célula, puxadas pelas fibras do fuso.
7. TELÓFASE:
7.1. telófase I: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e ocorre a citocinese, divisão do citoplasma. Desse modo, surgem duas novas células haploides.
7.2. TELÓFASE II: As fibras do fuso desaparecem e os cromossomos já encontram-se nos polos da célula. A carioteca surge novamente e o nucléolo se reorganiza. Por fim, ocorre a citocinese e o surgimento de 4 células-filhas haploides.